Novos alunos do IPCA visitam Bombeiros Voluntários de Barcelos e Barcelinhos

Setembro 22, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação

Na última quarta-feira, um grupo de novos alunos do IPCA visitou o quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.



Esta visita foi orientada pelo Comandante Distrital, Licínio Santos, que recebeu os alunos no IPCA com uma mensagem de boas-vindas à cidade de Barcelos e desejou sucessos académicos.

Nos Bombeiros de Barcelos, foi o Adjunto de Comando que fez as honras à casa e apresentou todos os cantos do quartel. “Era perfeito se mais jovens viessem para os bombeiros. O voluntariado, hoje, está em crise e cabe aos jovens mudar mentalidades e ajudar a servir o próximo”, referiu o Ajunto de Comando, endereçando o convite àqueles que queiram pertencer à cooperação. Nesta visita, além de lhes ter sido apresentadas as várias funcionalidades do equipamento das ambulâncias, de conhecerem as viaturas e os meios de combate aos incêndios, também tiveram a oportunidade de realizar exercícios de salvamento.

Da parte da tarde, a visita esteve a cargo do Adjunto do Comando, Rui Araújo, dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, que após uma visita ao quartel, apresentou um simulacro de desencarceramento, desenvolvido para os estudantes do IPCA. Nesta ação, os alunos foram sensibilizados para os acidentes de viação, nomeadamente, como devem agir em situação de um acidente, quer como vítimas, quer como socorristas, pois o que se pretende “é retirar a vítima em segurança e para isso é necessário espaço”. Durante a simulação, com uma viatura capotada, o Adjunto lembrou que no passado, a tendência era que quando as pessoas viam um acidente e o carro estava capotado, colocavam-no direito mas “hoje já há mais formação e, felizmente, esta situação já não acontece. Mas dificultava muito o nosso trabalho e não era benéfico para a saúde da vítima”.

No final da visita, que terminou no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, o Comandante Distrital agradeceu a presença dos novos estudantes do IPCA e ressalvou que, agora, os estudantes, quando assistirem a um incidente deste género, já sabem os procedimentos e todas as manobras que serão executadas são em prol das vítimas.

De acordo com o IPCA, “as atividades deste dia tiveram por objetivo despertar a atenção dos estudantes do IPCA para questões cívicas, sensibilizando-os para temas sérios e algumas vezes trágicos no nosso país, como é o caso dos incêndios e dos acidentes de viação”.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima