O bilhete de comboio no teu corpo!

Junho 24, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo
Diogo Sendim Lourenço

Já é possível pagar uma viagem de comboio através de um chip implantado na mão.

Na Suécia, a companhia ferroviária pública Statens Järnvägar’s (SJ) permite o pagamento das viagens através de um chip implantado debaixo da pele do passageiro.

Trata-se de um processo semelhante ao que ocorre com o sistema convencional de NFC, bastando que o cobrador passe um smartphone sobre a zona onde se encontra o chip. Uma aplicação lê a informação constante no chip e o pagamento é, assim, processado.

Segundo a SJ, esta inovação surge “para responder a uma necessidade demonstrada pelos utilizadores suecos”. Estima-se que no país existam cerca de 2 mil biohackers, ou seja, pessoas que realizam implantes tecnológicos nos seus próprios corpos.

O novo sistema está disponível desde o início do mês de junho e, de acordo com a empresa, tem ajudado os funcionários a poupar tempo, uma vez que “ler o chip na mão do passageiro é mais rápido do que fazer o mesmo com um cartão”. A forma tradicional de pagamento das viagens continua disponível.

Este método parece estar alinhado com as tendências do país, uma vez que, na Suécia, apenas 2% das transações financeiras são realizadas com dinheiro. O Banco Central sueco prevê que o dinheiro em papel deixe completamente de ser usado no território, até 2030.

Por: Diogo Sendim Lourenço*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)




Rua Duques de Barcelos, 17

4750-264 Barcelos

Email: diogosendimlourenco@gmail.com

Contacto: 932 908 025

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima