O “campeão de inverno” é o Leões da Serra

Fevereiro 1, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Opinião
Luís Gonçalves

Olá, amigos leitores!

A 17ª, e última, jornada da primeira volta da 1ª divisão do futebol popular de Barcelos trouxe-nos alguns resultados que considero surpreendentes e imprevistos!



Começo, desde logo, por aquele que considero um resultado “imprevisto”: a vitória forasteira do Perelhal em Macieira, por um surpreendente 2-3! Surpreendente pois o Macieira ocupava, e ocupa, o 2º lugar, com 35 pontos, e ainda não havia cedido qualquer ponto em casa! Sobre o Perelhal, agora no 8º lugar, com 23 pontos, ninguém diria que traria os 3 pontos, pois até esta jornada só tinha vencido fora de casa apenas por uma vez. Foi à sexta jornada, no reduto do Cossourado. Sendo assim, o Macieira distanciou-se do 1º lugar. Está, agora, a 5 pontos dos líderes Leões.

Leões (40 pontos) que aproveitaram para se distanciar do Macieira, conseguindo um empate caseiro a zero frente ao atual campeão, Pereira, que ocupa o 7º lugar, com 27 pontos, e está a 13 do Leões.

Carapeços e Carvalhal continuam a fazer um bom campeonato. O jogo que os opunha terminou com a vitória do Carapeços, por uma bola a zero, que aproveitou para se isolar no terceiro lugar, com 34 pontos, reduzindo a desvantagem, de oito para seis, para o Leões. Já o Carvalhal desceu para o 4º lugar, estando agora a oito pontos do líder.

Quem também não aproveitou o tropeção do Leões foi o Leocadenses, que cedeu pontos num terreno sempre muito complicado, em Palme. O empate a um foi resultado final. Recordo que o Palme, nas últimas 4 jornadas, somou 8 pontos, fugindo, cada vez mais, dos lugares de despromoção! Está numa boa fase. O Leocadenses mantém o 4º lugar, mas, ainda assim, na luta pelo título.

O Remelhe, com mudança de direção técnica, agora chefiada por Miguel Campos, regressou às vitórias, desta feita por 1-0 frente ao Feitos (12º, 13 pontos). Lembro que o Remelhe não vencia há três jogos consecutivos, ocupando, agora, o 6º lugar e reduzindo de 13 para 11 a distância para o Leões e com a melhor defesa: apenas 11 golos sofridos! O Feitos sofreu a terceira derrota consecutiva, todas elas pela diferença mínima. No entanto, há que referir que o jogo “teve” que terminar antes dos 90 minutos porque o árbitro “decidiu” expulsar, já perto do final, 2 jogadores da equipa da casa e 5 (!) da do Feitos, que ficou sem o número mínimo obrigatório de jogadores em campo, dando o árbitro por terminado este jogo, que até então estava a decorrer dentro da normalidade, sendo que este rol de expulsões deixou boquiabertos, não só os elementos das referidas equipas, como quem estava a assistir!

O Silva somou o segundo empate forasteiro. Nesta jornada deslocou-se a Balugães para defrontar os locais e saiu de lá com um empate a um. Sendo assim, o Silva mantém o 8º lugar; já o Baluganense somou o terceiro empate caseiro, estando no 14º lugar, com 17 pontos.

Quem é que esperava que o Campo (11º, 19 pontos) somasse a primeira vitória forasteira? Muitos, talvez, mas o Pedra Furada começa, cada vez mais, a amealhar pontos! Se é certo que ainda não somou qualquer ponto fora de casa, perante o seu público começa a dar mostras de raça e a querer triunfar. Ocupa, ainda assim, o 18º lugar, agora com 6 pontos. O empate a zero foi o resultado entre estas duas equipas.

Mas quem somou a primeira vitória fora de casa foram mesmo os homens de Fragoso! Deslocaram-se a Oliveira e venceram por 1-2! Com este resultado, o Fragoso saiu da “linha de água”. Está no 12º lugar, com 18 pontos. Já o Oliveira somou a segunda derrota caseira. A outra havia sido logo na segunda jornada, com o campeão Pereira. Sendo assim, o Oliveira baixou ao 14º lugar, com 17 pontos.

O jogo de “aflitos”, que destaquei na semana transata, era um jogo de “roer as unhas”! Opôs o Cossourado ao Negreiros. A vitória surtiu aos forasteiros, que venceram pela margem mínima: 1-2. O Negreiros ultrapassou o Cossourado na tabela, estando, agora, em 16º lugar, com 16 pontos. O Cossourado está em 17º, com 14 pontos.

Na próxima jornada, a primeira da segunda volta, o destaque vai para o Leões-Feitos, Macieira-Silva, Carapeços-Fragoso, Oliveira-Leocadenses, Cossourado-Carvalhal e o jogo entre “aflitos” Campo-Negreiros.

Na segunda divisão, o Sequeade continua a triunfar, tendo o melhor ataque, com 46 golos marcados! Esta jornada não foi exceção. Foi a Vilar do Monte vencer por uns expressivos 0-3 e continua líder isolado, com 41 pontos. O São Mamede mantém-se no 8º lugar, com 21 pontos.

Também o Lijó (2º, 40 pontos) fez o que lhe competia: venceu o Ceramistas, por 1-3, e continua a ser a única equipa invicta nas duas divisões do nosso futebol popular! O Ceramistas perdeu pela terceira vez no seu reduto. Está em 9º, com 20 pontos.

O jogo grande era, sem dúvida, o São Martinho-Fonte Coberta. Os forasteiros venceram por 0-2, isolando-se, assim, no 3º lugar, com 32 pontos. Já o São Martinho caiu para o 6º lugar, com 28 pontos.

O Chorente também tropeçou! Certo que não seria um jogo fácil, frente ao Creixomil! Os homens de Chorente empataram, em casa, a um. Mas mesmo assim, estão no 4º lugar, com 29 pontos e na luta pela subida. O Creixomil (14º, 12 pontos) somou o segundo empate consecutivo, primeiro fora de casa.

O Aborim, que folgou nesta jornada, partilha, agora, o 4º lugar, e os 29 pontos, com o Chorente.

A equipa que aproveitou todos estes resultados foi o Paradela, que goleou o Lama (13º, 14 pontos), por 4-0, e mantém-se no 7º lugar, se bem que, agora, vê reduzida a desvantagem para os seus opositores. Está na luta pela subida.

Na próxima jornada, o destaque vai para o Creixomil-Fonte Coberta, Aborim-Cambeses e dois grandes jogos, certamente emocionantes e de resultados imprevisíveis, ou seja, jogos de tripla no “Totobola”: o Paradela-Sequeade e o Chorente-Lijó.

Uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!

Por: Luís Gonçalves*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima