Obras da coleção Paulo Parra em exposição nos Paços do Concelho

Novembro 6, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

O Salão Nobre e a Sala Gótica dos Paços do Concelho recebem, no próximo sábado, 9 de novembro, as exposições “Boa Mesa Portuguesa, Com Certeza!” e “Sentar Portugal”, com obras da coleção Paulo Parra.



“A coleção abrange um universo muito variado de peças do design português, pelo que estas exposições constituem um momento ímpar para apreciar um património importante da história do design, inovação e tecnologia portuguesas, e inserem-se na política cultural do Município de Barcelos de acesso da população aos bens culturais de qualidade, numa mostra única enquadrada no conceito de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO”, refere o Município em nota.

Na exposição “Boa Mesa Portuguesa, Com Certeza!”, onde está patente uma seleção de produtos da coleção, coexistem peças produzidas em porcelana, cristal e prata, mas também peças de faiança, vidro e estanho, pretende-se mostrar um pouco do acervo total de mais de 500 peças da coleção e produzir uma exposição pública com rigor histórico, centrada na qualidade dos produtos da mesa portuguesa.

Em “Sentar Portugal”, mostram-se cerca de seis dezenas de cadeiras com design português. Esta exposição é a maior já efetuada sobre a história da “cadeira portuguesa”,demonstra que a “nossa cadeira” tem uma grande riqueza linguística e uma diversidade em tudo semelhante, ou até superior, às de outros povos europeus.

Paulo Parra, o autor da coleção, tem uma carreira multifacetada como designer, professor e colecionador. Com trabalhos nas áreas de Design de Produto, Transportes e Arquitetura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e Design Estratégico, desenvolveu ainda atividades como curador, museologista, pesquisador e conferencista.

A exposição estará patente até 23 de fevereiro de 2020.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima