“Olá Primavera” anima Barcelos

Março 24, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Mundo

Apesar de só ter começado na segunda-feira, dia 20, a primavera não poderia ter sentido as boas-vidas da melhor forma no último sábado, em Barcelos.

Milhares de pessoas passaram pelo espaço “Olá Primavera”, colocado no centro da cidade pelos Amigos da Montanha e que se apresentou como um verdadeiro jardim dinâmico no centro histórico de Barcelos, pleno de animação em todas as horas do dia.

Entre exposições, distribuição de plantas aromáticas, workshops, showcooking e ações de degustação, bem como uma área infantil, as propostas foram atrativas e diversificadas num espaço dedicado ao ambiente. Neste jardim florido foi, ainda, colocado um mini auditório, no qual foram transmitidos, durante o dia, documentários sobre temáticas ambientais atuais.

IMG_2037

Esta foi uma ação de sensibilização ambiental organizada pelos Amigos da Montanha em que, uma vez mais, se pretendeu chamar a atenção para os problemas ambientais, formando e sensibilizando para a gestão racional dos recursos e para o respeito pelo meio ambiente.

O objetivo foi o de levar esta mensagem de uma forma direta através de uma ação de rua, em contacto direto com a população. A divulgação científica e a sensibilização para a proteção e conservação do planeta foram uma constante no “Olá Primavera”. Cada um dos espaços foi acompanhado por cartazes explicativos que permitiam aos visitantes aprofundar alguns conceitos e temáticas ambientais, tendo por base o novo projeto ambiental dos Amigos da Montanha, o “BiodiverCidade”, um programa constituído por um conjunto de atividades centradas na educação e sensibilização ambiental e no aumento da biodiversidade, atuando na comunidade e no terreno.

IMG_8763

O programa do “Olá Primavera” contou com a parceria de várias entidades que dinamizaram os diferentes espaços. O Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos promoveu o workshop “Hortas Verticais”, a Biocelos distribuiu chás e águas aromatizadas e promoveu um ShowCooking. Os Viveiros Serafins, que idealizaram “este jardim”, tiveram a responsabilidade do workshop Varandas Floridas.

IMG_8738

No “Olá Primavera” não faltou um espaço infantil, onde os mais pequenos se deliciaram entre pinturas, construção de máscaras e um “cozinhar” de comida para pássaros. Em nome da Global Association for Life, através do projeto Loving the Planet, o Presidente da Direção, Eduardo Rêgo, conhecido locutor do programa BBC Vida Selvagem, apresentou o tema “Há um coração verde que nos liga” onde o ponto principal passou pelo projeto em desenvolvimento de novas tecnologias para reforçar a vigilância e a capacidade de intervenção no combate aos fogos. A ideia passa por mudar o paradigma da organização florestal, com uma nova forma de encarar a calamidade dos incêndios.

IMG_8746

A sensibilização para a proteção da florestal ficou a cargo da Associação Florestal do Cávado.

Em várias horas do dia, no espaço Olá Primavera e nas ruas do Centro Histórico foram ainda distribuídas plantas aromáticas, convidando a população a cuidar destas plantas no sentido de promover a horticultura familiar.

No evento circularam, pela primeira vez, as bicicletas BicAM. As “Bicicletas dos Amigos” vão estar disponíveis no Albergue de Peregrinos da Associação, situado em Barcelinhos, precisamente para dar a conhecer a cidade. As bicicletas cedidas pela BikeSeven Barcelos e Onda são também uma forma ambiental de reutilização. Estão disponíveis, de forma gratuita, para os peregrinos que pernoitem no Albergue dos Amigos da Montanha e que assim poderão deslocar-se facilmente até ao centro histórico de Barcelos.

 

Fonte e imagens: Amigos da Montanha.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima