Os 95 anos do Núcleo de Barcelos

Fevereiro 1, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Cerca de 1120 jovens e adultos escuteiros reuniram-se, no passado sábado, dia 25 de janeiro, para comemorar os 95 anos da Junta de Núcleo de Barcelos.



Em 1907, é fundado em Inglaterra, por Lord Baden-Powell, o Movimento Escutista. A formação de jovens promove uma participação ativa, por parte destes, nas suas comunidades. A união desta instituição, na sua pluralidade cultural, abrange e cria “verdadeiros cidadãos do mundo”.

No ano de 1925, surge na Concelho de Barcelos, as raízes de uma nova perspetiva pedagógica, que visa o crescimento de cidadãos em “construção”. Associados ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), atualmente, os 31 agrupamentos barcelenses, compostos por 4 secções, que compreendem crianças e jovens adultos, dos 6 aos 22 anos, procuram contribuir para a formação humana e cristã dos seus elementos.

O centro da Cidade foi o palco de comemoração dos 95 anos de existência desta instituição. O início deu-se às 08h45, no Campo da Feira, e prolongou-se até ao fim da tarde.

O programa incluiu diversas atividades, adaptadas às diversas faixas etárias, desde atividades lúdicas a ações de voluntariado/solidariedade, inserindo os jovens no espírito da comunidade. A abertura do dia realizou-se com o desfile dos agrupamentos. Este momento contou com a presença das fanfarras de Alheira (agrupamento 422), Galegos Santa Maria (agrupamento 618) e Lama (agrupamento 599). Seguiram-se as dinâmicas, dos departamentos pedagógicos, em vários pontos históricos de Barcelos. Os desafios propunham a interação direta com o quotidiano da cidade. Desde a passagem pelo mercado à paragem no Castelo. Já a tarde ocupou-se com a Eucaristia, na Igreja da Misericórdia e, posteriormente, a entrega de prémios do logótipo e hino do ACANUC (Acampamento de Núcleo).

As diferentes freguesias que compõem o Concelho de Barcelos juntaram-se, numa só causa, que é ser Escuteiro. Mais de mil pessoas coloriram a Cidade com lenços amarelos, verdes, azuis e vermelhos. A comemoração contou com o apoio, não só do corpo escutista, mas de todos aqueles que, de forma direta ou indireta, apoiam o crescimento desta associação juvenil.

Em 2020, “Altruísmo, Identidade e Alimento” são as palavras-chave, a serem vividas por aqueles que fazem parte deste Movimento. Deu-se, assim, a Celebração dos 95 Anos da Junta de Núcleo de Barcelos.

“A Festa não é do Núcleo… É Nossa! Juntos somos um!”

Por: Junta de Núcleo de Barcelos

Fotos: JNB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima