Pedro Silva, da ACR Roriz, sagra-se Campeão Nacional de Estrada em cadetes

Julho 4, 2017 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Pedro Silva, da ACR RORIZ SEISSA/KTM-BIKESEVEN/MATIAS & ARAÚJO/FRULACT, sagrou-se, no passado sábado, campeão nacional de fundo na categoria de cadetes, impondo-se ao sprint no final da corrida de 79,5 quilómetros, disputada em Castelo de Vide.

A corrida teve três voltas ao circuito, de 26,7 quilómetros, cuja maior dificuldade estava no último quilómetro. Nas duas voltas iniciais, o pelotão “partiu-se” em cada passagem pela meta, muito por ação da equipa de Roriz, SEISSA/KTM-BIKESEVEN/MATIAS&ARAÚJO/FRULACT.

Apesar das movimentações, foi um grupo numeroso que iniciou a última subida para a meta. A prova acabou por decidir-se numa intensa disputa ao sprint. Pedro Silva levou a melhor, ao fim de 2h16m56s de corrida. O campeão nacional de contrarrelógio, João Macedo (ASS. 20 KM ALMEIRIM/RESTAURANTE O FORNO) foi segundo e o barcelense João Carvalho (SEISSA/KTM-BIKESEVEN/MATIAS & ARAÚJO/FRULACT) fechou o pódio.

 

“A equipa trabalhou muito para este resultado. Nas duas primeiras voltas colocámos sempre muitos corredores nos grupos que se destacaram. Na chegada, o segredo da vitória foi esperar pelo momento certo para lançar o sprint e vencer”, conta o campeão nacional de cadetes, Pedro Silva.

Para além destes dois fantásticos resultados de Pedro Silva e de João Carvalho destaca-se uma excelente prestação de toda equipa de cadetes que resultou, ainda, no 8º lugar do Lucas Braga, Flávio Fernandes foi 23º, Bruno Silva 30º, João Almeida 32º, Manuel Barbosa 33º, Sandro Macedo 41º, Nuno Fernandes 48º e João Lobo 62º. Vítor Costa, vítima de queda, não concluiu.




Hélder Gonçalves e Pedro Lopes perto das medalhas

Já no domingo, realizou-se a prova destinada ao escalão Júnior, onde Hélder Gonçalves ficou muito perto das medalhas, ao terminar no 4º lugar. Destaque, ainda, para o 6º lugar de Pedro Lopes.

Os atletas juniores tiveram pela frente 133,5km (cinco voltas ao circuito de 26,7 quilómetros), com temperaturas a rondar os 40ºC, que aumentou, em muito, as dificuldades que os atletas tiveram de superar.

João Salgado, da SEISSA/KTM-BIKESEVEN/MATIAS & ARAÚJO/FRULACT, o, também barcelense, Fábio Costa, do CC BARCELOS/AFF/ORBEA/ONDA, Francisco Guerreiro, da SICASAL/LIBERTY SEGUROS/BOMBARRALENSE, Francisco Marques, da ACD MILHARADO/EC MANUEL MARTINS e Wilson Esperança, igualmente da SICASAL/LIBERTY SEGUROS/BOMBARRALENSE saíram do pelotão na primeira das cinco voltas e animaram, de forma hegemónica, a primeira metade da corrida.

Com o avolumar dos quilómetros percorridos, a frente de corrida foi perdendo elementos e foi vendo aproximar-se o grupo dos favoritos, que deram um primeiro ar da sua graça à entrada para a quarta das cinco voltas. Nessa altura, os principais candidatos aceleraram e provocaram o primeiro abalo num pelotão já devastado pelo calor.

Fábio Costa (CENTRO CICLISTA DE BARCELOS) foi o único dos escapados que resistiu, entrando na volta final isolado, com quase 3 minutos de vantagem sobre o grupo principal, ao qual era abusivo chamar pelotão, uma vez que estava formado por apenas 13 corredores, onde se encontrava Hélder Gonçalves, Pedro Lopes e Francisco Moreira, da ACR RORIZ.

Guilherme Mota (CC ALCOBAÇA) saiu do grupo perseguidor e foi galgando terreno durante toda a volta final, aproximando-se de Fábio Costa, que resistia na dianteira, mas dava mostras de ceder ao cansaço de uma corrida toda feita em fuga. Na última subida da prova, Guilherme Mota passou direto por Fábio Costa e avançou, decidido, para a conquista do título nacional de juniores. No grupo dos candidatos não houve reação e Fábio Costa ainda viu coroado o esforço com o segundo lugar. Na terceira posição chegou Daniel Ramos (BAIRRADA) e, 14 seg. depois, o barcelense Hélder Gonçalves (SEISSA/KTM-BIKESEVEN/MATIAS & ARAÚJO/FRULACT) na 4ª posição. Pedro Lopes (SEISSA/KTM-BIKESEVEN/MATIAS&ARAÚJO/FRULACT) foi o segundo, no grupo dos perseguidores, terminando no 6º posto, sendo que Francisco Moreira foi 21º e José vieira finalizou na 50ª posição. Carlos Vale, Renato Costa, João Salgado Vinicio Rodrigues e João Araújo não concluíram.

Fonte e fotos: ACRR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima