“Péricles”, de Shakespeare, no Teatro Gil Vicente

Fevereiro 22, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

Vai a cena, no próximo sábado, dia 25 de Fevereiro, pelas 21h30, a peça de teatro “Péricles, de William Shakespeare. O Teatro Experimental de Mortágua (TEM) estará no Teatro Gil Vicente para apresentar o espetáculo, com texto e encenação de Claudio Hochman e cenografia e figurinos de Rocío Matosas. A peça está incluída no ciclo de programação de espetáculos de teatro que a “A Capoeira”- companhia de teatro de Barcelos apresenta para comemorar o seu 40º Aniversário.

Num breve resumo, pode-se referir que a peça – diz-se – foi escrita em 1609. Diz-se que Shakespeare só escreveu a segunda parte. De acordo com o TEM, «alguns dizem que foi um êxito estrondoso, outros que foi um fracasso absoluto. São coisas que se dizem e que nunca saberemos se são verdade ou mentira. Mas isso também não é muito importante.

pericles

O que verdadeiramente importa é que o texto chegou até aos nossos dias e, se chegou deve ser porque vale a pena continuar a encená-lo a história é simples e complexa, como quase todas as de Shakespeare.

Começa com um incesto e nisto não encontra paralelo em nenhuma outra peça.

Conta as peripécias que um príncipe viveu enquanto procurava uma rainha para se poder casar.

À maneira de Ulisses em “Odisseia”, Péricles vai de ilha em ilha, por vezes perseguido por assassinos, outras sacudido por tempestades, outras à procura da sua filha.

Nesta viagem aparecem personagens de todas as texturas. Bons, maus, submissos, dominantes, solidários, interesseiras, invejosos, benevolentes, implacáveis, espirituosos e espirituais… Um leque de cores que reflete a vida, como em todas as peças do dramaturgo inglês. Uma peça que é uma viagem. Uma viagem que é uma peça.»

A organização revela que os bilhetes têm o custo de 2€ e podem ser levantados na bilheteira do Teatro Gil Vicente.

Imagens: “A Capoeira” – companhia de teatro de Barcelos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima