Plano Estratégico Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança é apresentado em Seminário Internacional

Julho 11, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Barcelos promove, no próximo dia 21 de julho, entre as 9h30 e as 18h00, o Seminário Internacional “Tecer a Prevenção: a Criança na 1ª Linha”, que servirá para a apresentação do Plano Estratégico Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança e decorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos.

O referido seminário vem ao encontro das duas Assembleias de Crianças e Jovens, que decorreram em maio, onde se debateram os Direitos da Criança no Município, com estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas e todas as entidades de ensino no concelho, no âmbito do projeto “Tecer a Prevenção”, cujo ponto de partida é a mobilização da voz das crianças e dos jovens na defesa e prevenção dos maus tratos na infância.

A CPCJ de Barcelos, empenhada no cumprimento da sua missão de promoção da proteção às crianças e jovens de Barcelos, tem trabalhado, nos últimos meses, no âmbito do Projeto Tecer a Prevenção que, em linhas gerais, procura um reforço da capacidade protetiva de todas as entidades com competência em matéria de infância e juventude e, ainda, da comunidade em geral.

Tal processo implicou um diagnóstico interno e externo, com o objetivo de captar as diversas sensibilidades, incorporando renovadas modalidades de intervenção em prol da defesa do superior interesse das crianças e dos jovens.




O programa será diversificado, centrado na criança, contando com a participação de especialistas nacionais e internacionais em matéria de infância e juventude, e indo ao encontro das preocupações nesta matéria.

Assim, na mesa de abertura, pelas 9h30, estarão Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens; Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos; Anabela Pimenta, Presidente da CPCJ de Barcelos; e Graça Carvalho, do Centro de Investigação em Estudos da Criança – Universidade de Minho. Pelas 10h15, iniciará a conferência inaugural, dedicada ao tema “A Proteção da Criança: Perspetiva Sócio-Comunitária”, proferida por Rosangela Francischini, da Universidade do Rio Grande do Norte (Brasil) e moderada por Vânia Gonçalves, da CPCJ Barcelos.

Pelas 11h30, realiza-se a apresentação do projeto “Tecer a Prevenção”, em Barcelos, com Anabela Pimenta, Duarte Silva, Pedro Lima, Rosa Ribeiro e Joana Morgado, da CPCJ Barcelos, e Ana Gomes, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Após o almoço, debater-se-á a Prevenção do Risco, pelas Perspetivas Jurídicas, por Cristina Dias, da Escola de Direito da Universidade do Minho; pelas Perspetivas Sociológicas, por Gabriela Trevisan, da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; e Perspetivas Psicológicas, por Joana Baptista, do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, com moderação de Natália Fernandes, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Já pelas 16h30, iniciará a Conferência Final, dedicada ao tema “As Políticas Sociais Face ao Maltrato Infantil”, proferida por Antónia Picornell Lucas, da Universidade de Salamanca (Espanha), e moderada Carla Silva, da CPCJ Barcelos. Após esta conferência, realizam-se as Conclusões, por Manuel Sarmento, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A cerimónia de encerramento contará com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, e de Anabela Pimenta, Presidente da CPCJ Barcelos.

As inscrições para este evento são gratuitas mas obrigatórias e podem ser efetuadas através do seguinte link (basta clicar): https://goo.gl/forms/cQDyBtSrXQaIsGPr2 .




Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima