Presidente da Câmara inaugura acesso ao IPCA

Dezembro 20, 2017 Atualidade, Concelho, Educação, Política

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, inaugurou ontem, dia 19 de dezembro, a nova ligação ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) pela variante urbana (EN 204), que permite um acesso mais rápido e mais seguro ao Campus do Instituto. A cerimónia contou com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Professor João Carvalho e de muitos docentes e alunos.



De acordo com o Município, “esta é uma obra de grande importância para o crescimento e desenvolvimento do IPCA e vem ligar a variante urbana da cidade ao núcleo central urbano de Vila Frescaínha S. Martinho e, simultaneamente, promover uma acessibilidade melhorada ao IPCA”.

A empreitada teve início em março deste ano e foi adjudicada pela quantia de 415.345,45€, paga integralmente pelo orçamento do Município de Barcelos.

“Esta foi a solução mais viável do ponto de vista financeiro” e que “resolve 80 por do cento das necessidades de acessibilidade ao IPCA”, considerou o Presidente da Câmara Municipal, adiantando que novas ligações ao Campus podem ser consideradas no futuro.

Já Maria José Fernandes, presidente da instituição, classificou esta inauguração como um “momento histórico, dados os constrangimentos provocados até agora pela falta de acessos cómodos e dignos ao Campus”. A Presidente do IPCA, reconheceu, ainda, que os novos acessos “dão mais qualidade e dignidade a um espaço que se quer agora tornar mais verde e saudável”.

A inauguração do novo acesso foi incluída nas comemorações do “Dia do IPCA”, que celebra este ano o seu 23º aniversário.

Nesse âmbito, o IPCA inaugurou, também, a chamada “Praça Central”, entre a Escola Superior de Gestão e o Laboratório de Jogos Digitais, uma obra que contou com o apoio técnico do Município de Barcelos.



Na sessão solene, o Presidente da Câmara deu os parabéns à instituição, frisando que o “IPCA é uma grande referência a nível local, regional e nacional, e o seu crescimento é prova disso”. Miguel Costa Gomes frisou que o “ executivo municipal continuará a desenvolver parceiras com a instituição para que esta continue a crescer e a levar o nome de Barcelos além-fronteiras. Exemplos recentes destas parcerias são o acesso pedonal, inaugurado o ano passado, e agora esta via de acesso direto ao Campus”.

Durante a sessão solene do “Dia do IPCA” foram entregues prémios e distinções, entre eles, quatro Prémios de Mérito aos melhores estudantes no ano letivo 2016/2017, atribuídos pelo Município de Barcelos, no valor de 250,00€ cada um.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima