Professor Doutor João Carvalho deixa marca na história do IPCA e de Barcelos

Dezembro 28, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

Funeral realiza-se amanhã, dia 29, pelas 10h30, em Braga

Faleceu, esta quinta-feira, 27 de dezembro de 2018, em Braga, o Professor Doutor João Carvalho, ex-Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e, atualmente, a exercer funções como membro do Conselho de Curadores da Fundação Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Desempenhava o cargo de Presidente da Assembleia Representativa da Ordem dos Contabilistas Certificados e era membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, tendo coordenado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses durante 14 anos (publicação apoiada pela ordem).



Foi o primeiro diretor da Escola Superior de Gestão do IPCA, em 1996, e Presidente da Comissão Instaladora do IPCA durante 5 anos.

Doutorado em Contabilidade e investigador em contabilidade pública, com dezenas de artigos e livros publicados, era uma referência no ensino superior politécnico, reconhecido pela sua comunidade académica e científica.

Foi exímio cumpridor da causa pública e da boa gestão dos dinheiros públicos, tendo pautado toda a sua vida pela retidão, rigor, profissionalismo e missão de serviço público.

“Com 62 anos, dedicou a sua vida ao IPCA, tornando-o numa instituição de ensino superior público de referência, reconhecida pela excelência e qualidade do seu ensino e pelos resultados que tem alcançado na investigação aplicada, fruto de um caminho e de uma estratégia bem delineada. Este reconhecimento resulta da sua visão clara acerca da missão e da atuação do IPCA na comunidade, na região e no país e da sua definição de metas a alcançar, culminando no crescimento e desenvolvimento sustentável”, refere o IPCA em nota.

“Fica a memória de um grande homem e de uma grande obra em prol da região, de Portugal e do Ensino Superior Politécnico”, salienta na mesma nota.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja Paroquial de Real (junto à capela de São Frutuoso – Real), em Braga.

O funeral realiza-se amanhã, dia 29 de dezembro, a partir das 10H30, na Igreja Paroquial de Real, em Braga.

Foto: DR.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Surpresa em Vila Cova

Mais um fim de semana, mais uma jornada dos campeonatos da Associação

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima