Professora Irene Portela toma posse como Provedora do Estudante do IPCA

Setembro 20, 2017 Atualidade, Concelho, Educação

Na passada segunda-feira, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, deu posse à Provedora do Estudante do IPCA, Irene Portela. A cerimónia contou, ainda, com a presença da Presidente da Associação Académica, Sara Ferreira.



Na cerimónia da tomada de posse da Provedora do Estudante, Maria José Fernandes realçou que com a abertura dos polos e a abertura prevista para o polo de Vila Nova de Famalicão, é cada vez mais importante a figura do Provedor do Estudante.

A presidente do IPCA salientou, ainda, a importância de um Provedor na vida académica e pessoal dos estudantes. “O país passou por uma crise financeira acentuada, tivemos alunos que sentiram mais dificuldade e a Provedora esteve sempre para os estudantes. Ouviu muitas histórias, partilhou muitas tristezas mas também muitas alegrias. No IPCA queremos sobretudo combater o abandono escolar.”

Tendo em consideração a essência do cargo do Provedor, Maria José Fernandes, não descarta “a possibilidade de um dia este cargo poder ser exercido a 100%. Porque é preciso tempo para com aqueles que escolheram esta casa para os acompanhar neste percurso das suas vidas”.

A presidente do IPCA enaltece os estudantes pois tudo o que é, e será, feito é a pensar nos estudantes. “Sem estudantes não estaríamos cá. Trabalhamos diariamente para proporcionar aos nossos estudantes uma boa e feliz experiência no IPCA.”

A Provedora do Estudante, Irene Portela, começou o seu discurso por fazer referência ao ex-presidente João Carvalho, com quem trabalhou no seu anterior mandato como Provedora, e fê-lo “com muito gosto e responsabilidade, pois o professor João Carvalho depositou em mim toda a confiança. Sabia que era um cargo difícil, mas apoiou-me sempre e passados estes anos aprendi imenso.”

Frisou ainda que nada faz, e nem pode fazer nada, sozinha. Para este cargo necessita de todas as “pessoas do Instituto para poder fazer do seu trabalho: da presidente e confiança da mesma, dos vice-presidentes, dos diretores de escola, dos docentes e dos alunos. Porque um Provedor do IPCA é um provedor de todos os estudantes e escolas, quer seja no IPCA em Barcelos quer seja nos polos em Braga e Guimarães. Todos os estudantes são estudantes do IPCA.”

A curto prazo, um dos objetivos da Provedora é combater o abandono escolar e fazer com que todos os estudantes saiam do IPCA com as suas licenciaturas e mestrados terminados bem como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais concluídos.

Igualmente presente na cerimónia, Sara Ferreira, Presidente da Associação Académica do IPCA, deu as boas-vindas aos seus estudantes e mostrou a total disponibilidade da Associação Académica do IPCA para lutar pelos interesses dos estudantes e apoiar nos que precisaram ao longo da sua caminhada no IPCA.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima