Professora Irene Portela toma posse como Provedora do Estudante do IPCA

Setembro 20, 2017 Atualidade, Concelho, Educação

Na passada segunda-feira, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, deu posse à Provedora do Estudante do IPCA, Irene Portela. A cerimónia contou, ainda, com a presença da Presidente da Associação Académica, Sara Ferreira.



Na cerimónia da tomada de posse da Provedora do Estudante, Maria José Fernandes realçou que com a abertura dos polos e a abertura prevista para o polo de Vila Nova de Famalicão, é cada vez mais importante a figura do Provedor do Estudante.

A presidente do IPCA salientou, ainda, a importância de um Provedor na vida académica e pessoal dos estudantes. “O país passou por uma crise financeira acentuada, tivemos alunos que sentiram mais dificuldade e a Provedora esteve sempre para os estudantes. Ouviu muitas histórias, partilhou muitas tristezas mas também muitas alegrias. No IPCA queremos sobretudo combater o abandono escolar.”

Tendo em consideração a essência do cargo do Provedor, Maria José Fernandes, não descarta “a possibilidade de um dia este cargo poder ser exercido a 100%. Porque é preciso tempo para com aqueles que escolheram esta casa para os acompanhar neste percurso das suas vidas”.

A presidente do IPCA enaltece os estudantes pois tudo o que é, e será, feito é a pensar nos estudantes. “Sem estudantes não estaríamos cá. Trabalhamos diariamente para proporcionar aos nossos estudantes uma boa e feliz experiência no IPCA.”

A Provedora do Estudante, Irene Portela, começou o seu discurso por fazer referência ao ex-presidente João Carvalho, com quem trabalhou no seu anterior mandato como Provedora, e fê-lo “com muito gosto e responsabilidade, pois o professor João Carvalho depositou em mim toda a confiança. Sabia que era um cargo difícil, mas apoiou-me sempre e passados estes anos aprendi imenso.”

Frisou ainda que nada faz, e nem pode fazer nada, sozinha. Para este cargo necessita de todas as “pessoas do Instituto para poder fazer do seu trabalho: da presidente e confiança da mesma, dos vice-presidentes, dos diretores de escola, dos docentes e dos alunos. Porque um Provedor do IPCA é um provedor de todos os estudantes e escolas, quer seja no IPCA em Barcelos quer seja nos polos em Braga e Guimarães. Todos os estudantes são estudantes do IPCA.”

A curto prazo, um dos objetivos da Provedora é combater o abandono escolar e fazer com que todos os estudantes saiam do IPCA com as suas licenciaturas e mestrados terminados bem como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais concluídos.

Igualmente presente na cerimónia, Sara Ferreira, Presidente da Associação Académica do IPCA, deu as boas-vindas aos seus estudantes e mostrou a total disponibilidade da Associação Académica do IPCA para lutar pelos interesses dos estudantes e apoiar nos que precisaram ao longo da sua caminhada no IPCA.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Santa Maria FC já joga

Iniciaram os jogos do futebol distrital, organizados pela Associação de Futebol de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima