Projeto de Realidade Virtual de alunos de Mestrado da Escola Superior de Tecnologia do IPCA no Festival Semibreve 2017

Outubro 28, 2017 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo

O “Apex Frontier VR” é um projeto de Realidade Virtual desenvolvido por alunos de Mestrado da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA que vai ser apresentado na 7ª edição do Festival Semibreve 2017.



O festival dedicado à música eletrónica e à arte digital e decorre de 27 a 29 de outubro, no Theatro Circo e na galeria GNRation, em Braga.

O trabalho “Apex Frontier VR”, desenvolvido no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), foi selecionado para estar presente nesta exibição, em exposição no Salão Nobre do Theatro Circo. Trata-se de uma experiência em realidade virtual que proporciona ao visitante um momento de viagem imersiva no espaço, sem gravidade, à volta e no interior de uma nave espacial, num planeta muito distante da Terra.

Corresponde a um projeto de investigação e desenvolvimento na unidade curricular de Realidade Virtual e Aumentada, da autoria dos alunos mestrandos David Marques, Pedro Silva, Tito Machado e Vítor Araújo, sob a orientação do Professor João Martinho Moura, no Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (MEDJD), da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição de ensino superior pública onde, desde 2009, o curso de licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais tem vindo a formar profissionais vocacionados para a indústria dos videojogos. Em março de 2014, o Campus do IPCA, em Barcelos, viu nascer o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais e, em 2016, arrancou também o Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais (MEDJD), sendo estes os únicos cursos de engenharia de jogos digitais em Portugal.

Recentemente o IPCA integrou uma rede mundial de talentos na área da criação de jogos digitais, sendo uma das 26 instituições de ensino superior de todo o mundo, e a única portuguesa, a figurar na restrita lista de escolas associadas à Unity Connect, uma rede profissional e mercado de talentos na área do entretenimento digital.

Fonte e imagens: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima