Projeto dirigido por barcelense cria “saleiro inteligente”

Agosto 5, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O projeto científico “iMC SALT”, que tem como investigadora principal a barcelense Carla Gonçalves, desenvolveu um saleiro inteligente, ao qual apelidou de “Salt Control”.



Este projeto já recebeu 233 mil euros de fundos comunitários, sendo que os investigadores da Universidade do Porto – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) já pediram patente deste revolucionário produto, que pesa 328 gramas e mede 18cm (comp.), 12cm (alt.) e 8,3cm (larg.).

O protótipo é similar a um saleiro de cozinha, mas a tecnologia nele integrada consegue calcular o nível de sal, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O utilizador poderá carregar num botão, sendo injetada numa gaveta a quantidade de sal necessária para a preparação de uma sopa ou para temperar ingredientes para a refeição.

Este equipamento pode chegar aos utilizadores em 2023 e foi criado em parceria com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), da Universidade do Porto, sendo que o projeto também conta com as parcerias do Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital de São João – Porto, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e do ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto).

Foto de destaque: Facebook de Carla Gonçalves.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima