Projeto SER leva a cabo campanha de sensibilização para eliminação de todas as formas de violência contra as Mulheres

Novembro 25, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

Hoje, dia 25 de novembro, assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, criado em 1999, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A escolha deste dia tem por base a data em que, em 1960, as três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, foram brutalmente assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo. A partir daí, o 25 de novembro passou a ser uma data de suma importância, em que os governos, organizações internacionais e organizações não-governamentais, procuram apelar e alertar o público para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente, casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.



Nesse sentido, o Projeto SER – Serviço Especializado em Rede de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego – POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu – FSE, cujo organismo intermédio é a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sendo o GASC – Grupo de Acção Social Cristã a entidade promotora, desenvolveu, durante o mês de novembro, uma campanha de sensibilização especialmente dirigida aos jovens em idade escolar, por forma a sinalizar esta data.

Esta campanha englobou uma iniciativa de sensibilização na Escola Secundária Alcaides de Faria, junto das turmas do 10.º ano de escolaridade, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar os alunos para as Desigualdades de Género que ainda persistem, promovendo uma atitude de igualdade e cidadania, tendo presente a importância de uma abordagem em fases mais precoces de vida, potenciando a formação de valores e comportamentos que assenta na Igualdade de Género.

Ainda durante a última semana do mês de novembro, esta campanha centrou-se na divulgação de cartazes em todas as escolas secundárias do concelho de Barcelos, campanha que poderá também ver por toda a cidade.

O Projeto SER deixa a todos um apelo:

“A Violência contra as Mulheres não é só uma questão de género! É uma questão de Direitos Humanos! Seja a Mudança que quer ver!”





Fonte e imagens: SER.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima