Rodrigo Amaral e Avelino Mesquita homenageados no Dia da Cidade

Setembro 1, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Política




Rodrigo Amaral e Avelino Mesquita foram agraciados com a Medalha de Mérito Cultural, grau prata, da Câmara Municipal de Barcelos, na cerimónia de comemoração do 89º Aniversário da Elevação de Barcelos a Cidade, que se realizou ontem de manhã, dia 31 de agosto, no Auditório dos Paços do Concelho.

Esta distinção foi atribuída a Rodrigo Amaral, pelo contributo “em prol do folclore, bem como da preservação e difusão do património cultural nacional e local”; no caso de Avelino Mesquita, por ter tido“ uma presença assídua na imprensa regional e local, sendo autor de obras nas áreas da poesia e do teatro. A par destas atividades teve um papel determinante no associativismo local, designadamente nas áreas do desporto e da cultura”.

Depois da cerimónia do hastear da bandeira, foram entregues as medalhas aos cidadãos condecorados. Primeiro, foi a vez da esposa do Sr. Rodrigo Amaral receber a medalha das mãos do Sr. Presidente, uma vez que o homenageado não pôde comparecer por motivos de saúde. Em sua representação, Maria José agradeceu todo o apoio do executivo municipal ao Grupo Folclórico de Barcelinhos e a condecoração atribuída ao seu marido.

Seguiu-se a atribuição da medalha a Avelino Mesquita, que agradecendo a distinção, enalteceu a sua terra e os baluganenses que “tudo têm feito para valorizar Balugães”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, elogiou o papel relevante que os homenageados têm tido “na área da cultura e no movimento associativo do concelho”, nomeadamente “ao Sr. Rodrigo Amaral, pelo seu empenho no associativismo e, dentro dele, na promoção das nossas mais profundas tradições culturais, com o folclore”; e “ao Sr. Avelino Mesquita, homem de cultura e autodidata que, através da sua obra e da sua participação no dinamismo associativo local, nos mostra uma grande força de viver e um otimismo contagiante”. O autarca concluiu, expressando “a estes dois barcelenses, o meu mais profundo respeito e reconhecimento, agradecendo tudo quanto fizeram por Barcelos e pelos barcelenses”.

A cerimónia de atribuição das Medalhas de Mérito Cultural, integrada nas Comemorações do Dia da Cidade, teve início nessa manhã com a Cerimónia Protocolar do Hastear da Bandeira, no Largo do Município. No entanto, o programa de comemorações começou na passada sexta-feira, dia 25, com oficina de dança; no dia 28, com oficina de cordofones; e ontem, oficina de percussão.

As comemorações prosseguiram com várias intervenções musicais um pouco por toda a cidade, tendo o seu ponto alto com o espetáculo musical “Terreiro dos Sons”, que contou com a participação de diversas associações do concelho; e encerraram com um Baile no Terreiro, dinamizado pela Associação Coreto.

De realçar, ainda, a revelação do Prémio Literário do Município de Barcelos 2017, que foi atribuído a Inês Martins de Faria, com o trabalho “Menina Entre Dois Azuis”, na modalidade de ficção.

O Prémio Literário do Município de Barcelos vai na sua 9ª edição e foi, de acordo com o Município, “criado com o objetivo de criar condições para o aparecimento de novos valores, de incentivar a produção literária e de estimular o gosto pela escrita, contribuindo-se, deste modo, para a defesa e enriquecimento da Língua Portuguesa”. O prémio consiste na publicação da obra.

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima