Romagem ao Venerável D. António Barroso realiza-se a 2 de setembro

Agosto 27, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

No próximo domingo, dia 2 de setembro, realiza-se a tradicional romagem ao Venerável D. António Barroso, a Remelhe. Este ano, com a particularidade de se comemorar o centenário da sua morte.



António José de Sousa Barroso nasceu em Remelhe, a 5 de novembro de 1854, e faleceu no Porto, em 31 de agosto de 1918. Está sepultado em Remelhe, numa capela mortuária da autoria do arquiteto Marques da Silva. Barcelos erigiu-lhe, por subscrição pública, um monumento, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

D. António Barroso, no momento do seu falecimento, era Bispo do Porto, cargo do qual tomou posse a 24 de junho de 1899, tendo enfrentado, com frontalidade, a perseguição de que foi alvo durante a Primeira República. Para trás, tinha ficado uma vida de missionário e missiólogo, primeiro no Congo (1880-1888) e depois em Himéria (1891-1895), em Moçambique e Meliapor (1898), na Índia.

A sua fama de santidade fez com que o Vaticano, em reunião do Congresso Peculiar dos Consultores Teólogos, de 16 de maio de 2017, reconhecesse as suas Virtudes Heroicas, depois do seu processo de beatificação e canonização se ter iniciado em 1992.

O programa da romagem dita que, pelas 8h30, começa a concentração no Largo da Estação de Comboios de Barcelos. Meia hora depois, deposita-se um ramo de flores no Monumento de D. António Barroso, partindo-se daí para a freguesia de Remelhe, onde o Venerável se encontra sepultado.

Pelas 11h00, celebra-se a eucaristia na Igreja Paroquial de Remelhe, a ser transmitida em direto pela TVI. Por volta das 12h30, dá-se por encerrada a romagem.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima