ROTARY: Palestra “Viver Sem Limites”

Dezembro 10, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura

No passado dia 3 de dezembro, o hotel Bagoeira recebeu mais uma reunião do Rotary Club de Barcelos, que organizou uma palestra de modo a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.



O Club de Barcelos convidou profissionais da Associação Amar 21, de Barcelos, fazendo-se esta representar pela Presidente, Carla Alexandra Lopes, e pela equipa multidisciplinar da Associação, constituída por: Antónia Ruivo, Sara Sampaio, José Freitas e Rita Linhares, não faltando, como não poderia deixar de ser, os jovens da Amar 21, que demonstraram como executam com carinho um dos doces a que se chama “Pedras do Cávado”.

“É de enaltecer a entrega destes jovens, de todas as idades, pois a Mimi é um exemplo de como, mesmo sendo introvertidos, conseguimos espalhar afetos com sinceridade”, refere Cláudia Santos, Presidente do Rotary de Barcelos, salientando que “é importante mostrar à sociedade que vale a pena investir nas diferenças, pois embora elas existam, vêm acompanhadas de aptidões que pode ser realçadas e exequíveis a nível da evolução social. Conseguir ver para além da diferença, é o que todos os dias faz renascer a possibilidade de evolução mundial”

Foi uma reunião em que a AMAR 21 apresentou o seu Passado, o seu Presente e os projetos envolventes a desenvolver no futuro, em que já estão a dar os primeiros passos, e a necessidade que existe de procurar apoios e de manter a resiliência. São verdadeiramente dinâmicos e enriqueceram todos os presentes com a sua palestra.

“Enquanto presidente do RC de Barcelos, agradeço o empenho destes profissionais, que fizeram da nossa reunião um momento único de crescimento pessoal, aos companheiros e amigos a sua presença. Agradeço também ao presidente da Associação Fibro, Jorge Mandim, pela sua presença e pelo uso da palavra para valorizar todo o trabalho desenvolvido pelas diversas associações de apoio às pessoas com deficiência e incapacidades que nos ajudou a perceber que todas as associações que existem batalham para dar uma vida condigna à pessoa com deficiência”, continuou a presidente.

“Gostei muito das tuas palavras”, “obrigada por teres vindo!” foram algumas das palavras ditas pelos jovens.

As realizações da AMAR 21 passam por conseguir tornar este projeto autossustentável e como uma marca para a população, sabendo que podem contar com a Doce Barcelos e a AMAR 21 para darem um futuro aos seus filhos, capacitando-os para o mercado de trabalho.

“A AMAR 21 agradece o convite da parte do Rotary Club de Barcelos em poder, assim, mostrar o seu trabalho e dar a oportunidade aos nossos mini chefes de mostrarem do que são capazes”, refere a associação.

“Termino, citando o comendador Arménio Pinheiro Miranda, Barcelense, que no seu livro ‘Ignorância-Apologia da Ignorância Positiva’, escreveu, e passo a citar: «…só cabe a mensagem que todos normalmente damos e devemos continuar a dar: solidariedade e afetividade para com quem tem a sorte menor de nascer com alguma deficiência, para que, por essa razão, não se sinta menor e seja feliz.»”, concluiu Cláudia Santos.

Fotos: RCB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Dia de Derby

Esta semana temos o Derby da 2ª Circular! Benfica e Sporting enfrentam-se
Ir Para Cima