ROTARY: Tertúlia sobre “Viver com a Diabetes”

Novembro 24, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

No passado dia 19 de novembro, o Hotel Bagoeira recebeu mais uma reunião do Rotary Club de Barcelos, que organizou uma tertúlia tendo por foco a doença da diabetes.



Para esta tertúlia, o Club convidou os profissionais do Hospital Santa Maria Maior (HSMM) de Barcelos, Natacha Moreno, João Pedro Abreu e Sofia Neco da Palme.

Natacha Moreno, oftalmologista, alertou para a importância do seguimento do diabético, no âmbito das consultas de oftalmologia, e que estes doentes, através do seu médico de família, têm direito a seguimento hospitalar. Ao serem encaminhados, são chamados no prazo de 30 dias, estabelecido por lei. Foi garantido que não existem atrasos no HSMM, assim, os doentes têm a garantia dos recursos necessários, dependendo do estado evolutivo da doença.

Já João Abreu alertou para a importância dos cuidados diários com a alimentação e para a prática de exercício físico, chamando à atenção que todos o devemos fazer, sob medida preventiva, para não sermos diabéticos tipo 2 no futuro. No HSMM existe uma equipa multidisciplinar ligada à diabete. Além de poder afetar a visão, salientou que também incide sobre os rins, o coração, a circulação, a irrigação nervosa e os pés. Assim, nas consultas periódicas é realizado um check-up rigoroso.

Sofia Neco da Palme, com todo o seu dinamismo, deu-nos exemplos práticos para usar no dia a dia, como prevenção, tanto para a diabetes tipo I, como para a diabetes tipo II. A cada doente é dado um plano de tratamento idealizado especificamente para si.

Esteve presente, igualmente, a Associação Diabéticos do Minho, com a sua Vice-Presidente, Juliana Santos, diabética Tipo I, a dar o seu testemunho, ajudando a perceber as dificuldades diárias, quer com as tarefas normais do dia a dia, quer com a interação social, deixando a sensação de que é necessário encarar a doença de frente e ser resiliente. Paula Cardoso, que integra a Associação Diabéticos do Minho e o HSMM, sendo enfermeira pediátrica, focou os doentes predominantes da diabetes tipo I, transmitindo a atenção que é dada a estas crianças e o seu grau de responsabilidade com que crescem, para saberem controlar e viver com a diabetes. Transmitiu, igualmente, quais os direitos do doente diabético. O papel fundamental da associação é exercido na luta pelos direitos e no auxílio ao doente. Também ao cuidador é prestado apoio, sendo que ele também tem que lidar com esta doença, 365 dias no ano.

“Enquanto Presidente do Rotary Club de Barcelos, agradeço o empenho destes profissionais, que fizeram da nossa reunião um momento único de crescimento pessoal; aos companheiros, amigos e convidados presentes. Continuaremos com o nosso objetivo de deixar a nossa pegada filantrópica na sociedade Barcelense, fazendo jus ao lema deste ano: ROTARY CONECTA O MUNDO”, salientou Cláudia Santos.

A Presidente tornou a informar que as reuniões são abertas, incentivando as pessoas “gostarem” da página Facebook do Club barcelense e a aparecerem nas suas ações: https://www.facebook.com/RotaryBarcelos/ .

“Sintam o Espirito Rotário. Bem-hajam! Sorriam todos os dias! Com o vosso sorriso…façam alguém feliz!”, concluiu.

Fotos: RCB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Rei morto. Rei posto.

Esta semana, debruçar-me-ei sobre o fenómeno de balneário que leva os jogadores
Ir Para Cima