Santa Casa da Misericórdia de Barcelos comemora os seus 517 anos

Maio 30, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCBM) levou a cabo a cerimónia solene da comemoração dos seus 517 anos, no passado sábado, dia 27 de maio, na Igreja da Misericórdia.

O programa iniciou com uma visita dos convidados ao Núcleo Museológico, onde se encontra a exposição fotográfica “A Misericórdia de Barcelos no século XX”, que conta com quatro dezenas de imagens que retratam os principais momentos da instituição, desde os anos 80 até à atualidade.

Seguiu-se uma missa, animada pelo Coro de Câmara de Barcelos e presidida pelo Arcipreste de Barcelos, Pe. José Araújo.

Após a eucaristia, deu-se início à sessão solene, com uma palestra proferida por Rui Rebelo sobre “As Santas Casas da Misericórdia – sua natureza e irmandade no Caminho da Modernidade”, à qual se seguiu a homenagem às colaboradoras com 15, 20, 25 e 30 anos, aplaudida por todos os presentes.

santa-casa-misericórdia-barcelos-517anos-2

Os discursos protocolares encerraram a iniciativa na igreja, sendo que o Provedor da SCMB, Firmino Silva, relembrou os serviços que a Santa Casa presta à comunidade, citando o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no seu apelo constante à compreensão, à solidariedade e ao respeito pelo próximo. “Com a solidariedade, todos os problemas podem ser resolvidos. São estes valores que nos movem”, frisou o Provedor.

Humberto Carneiro, em representação do Presidente do Secretariado da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), apresentou, depois, algumas ações da UMP, enquanto José Sá, em representação do Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Braga, louvou o trabalho realizado pela Santa Casa.

Também o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, destacou a importância do papel das Santas Casas, abordando, igualmente, a questão da descentralização, que defende.




A encerrar a sessão solene, esteve a presidente da Assembleia Geral, que deixou uma mensagem de reconhecimento a todos quantos, nas suas funções, têm contribuído para esta instituição ser aquilo que é hoje.

No final, realizou-se um lanche convívio no Infantário Rainha Santa Isabel, onde se cantou os parabéns à Instituição.

Fonte e imagens: SCMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Me deu frio

No sopro de um suspiro Corre em mim, um arrepio Toco nas
Ir Para Cima