Semana Concelhia da Leitura decorre entre 9 e 14 de março na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas Escolares

Março 6, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

Envolvendo a grande maioria dos estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos, através da Rede de Bibliotecas Escolares, vai realizar-se, de 9 a 14 de março, a Semana Concelhia da Leitura, uma iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos este ano sob o tema “Livro e Cidadania” que pretende além de envolver o prazer de ler, divulgar práticas de cidadania junto das escolas e nomeadamente nas bibliotecas escoares.



Esta semana contempla diversas iniciativas, de realçar o encontro com o escritor Gonçalo Cadilhe, que falará do seu livro “Nos Passos de Magalhães, uma volta ao mundo baseada nas viagens do maior navegador português da História”, de Fernando Magalhães, no dia 12 de março, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

O dia do arranque desta iniciativa, dia 9 de março, de manhã, traz a Barcelos o professor e escritor de livros de ficção para a infância Miguel Borges, para um encontro com os alunos das Escolas Básicas de Carreira, de Chavão e de Oliveira.

No dia seguinte, da parte da manhã, o ilustrador Sebastião Peixoto desloca-se à EB Pereira, EB Gonçalo Nunes e ao Centro Escolar de Lijó.

Encontro com escritores, apresentação de livros, realização de ateliês, horas de conto, sessões de leitura e sessões de escrita criativa, espetáculos de teatro e exposições integram também o programa da Semana Concelhia da Leitura, que procura fazer uma verdadeira festa da leitura.

De destacar a presença do ilustrador Sebastião Peixoto e dos escritores Pedro Pestana e Rui Sousa Basto.

A Semana Concelhia da Leitura encerra, na Biblioteca Municipal, com o concurso “Pequenos Grandes Poetas”, a realizar nos dias 13, às 21h00, para os alunos do 2º e 3º ciclo e ensino secundário e, no dia 14, às 15h00, para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo. Serão selecionados o melhor poema inédito e a melhor declamação do concelho de Barcelos, por nível etário.

A Semana Concelhia da Leitura tem como objetivo celebrar a leitura, o livro e o leitor, devendo ser promovidas atividades para festejar a leitura como um ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências e um espaço de encontro criativo e colaborativo.

Para aceder ao programa completo da Semana Concelhia da Leitura: https://semanadaleiturabar.wixsite.com/semanadaleitura2018.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima