“Semana Gastronómica do Galo” aposta nos sabores com tradição

Março 4, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

De 8 a 17 de março nos restaurantes aderentes

A “Semana Gastronómica do Galo”, para além da promoção dos sabores com tradição, pretende também “promover experiências do mundo rural ligadas ao vinho e ao turismo no espaço rural, associando a gastronomia, a cultura e as tradições”.



“A iniciativa integra-se na estratégia do Município de promoção da gastronomia e vinhos, que tem vindo a ser consolidada através dos 7 Prazeres da Gastronomia. Um programa que reflete a identidade e notoriedade da marca turística Barcelos como território associado à excelência da gastronomia e à qualidade dos produtos da terra”, refere em nota.

Nestes dias, 37 restaurantes do concelho servem dois dos “7 Prazeres da Gastronomia”: o Galo e as tradicionais Papas de Sarrabulho, confecionando-os à sua maneira. Para além destes dois pratos caraterísticos, os restaurantes apresentam outras especialidades que assinalam a Semana Gastronómica.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Barcelos desenvolve um programa de animação que inicia no dia 9, sábado, às 10h00, com o workshop de “Doçaria Tradicional Barcelense, no Posto de Turismo de Barcelos e, às 14h00, a “A Rota do Vinho e da Vinha”, com visita à Quinta de Paços e à Adega Cooperativa de Barcelos, respetivamente.  As inscrições são grátis e limitadas, até 7 de março, para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

No domingo, dia 10, às 15h30, está prevista animação de música popular, na Avenida da Liberdade.

No dia 11 de março, decorre o III Fórum da Restauração, às 10h00, no Teatro Gil Vicente, e no dia 14, o IV Concurso de Cocktails de Barcelos, às 14h00, na Avenida da Liberdade, ambas as iniciativas organizadas pela Escola Profissional PROFITECLA.

De destacar, ainda, as tertúlias no dia 12 e 13 de março: às 21h00, a tertúlia “A Gastronomia como fator diferenciador do alojamento”, no Posto de Turismo, e, no dia 13, às 21h00, a tertúlia que tem como tema “Louças de Barcelos e a Gastronomia Tradicional”, na Torre Medieval. As inscrições são grátis para turismo@cm-barcelos.pt.

A Semana Gastronómica do Galo integra, ainda, o workshop gastronómico dedicado às “Papas de Sarrabulho à Moda de Barcelos”, no dia 16, às 10h00, no Restaurante Chuva, e uma prova de Espumantes de Barcelos, no dia 15, às 21h00, no Posto de Turismo, organizada pela Delegação Local da Confraria do Vinho Verde.

As inscrições são grátis e limitadas, até 14 de março, para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

O programa de animação da “Semana Gastronómica do Galo” encerra no dia 17 de março, às 15h30, com a Procissão dos Passos, no Centro Histórico de Barcelos.

Este evento gastronómico conta com a participação de 37 restaurantes: Abel Martins (Várzea), Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Covo Sta. Eulália), Bom Gosto (Arcozelo), Casa dos Arcos (Barcelos), Casa do Eduardo (Milhazes), Casa Lourenço (Areias S.Vicente), Casa Sêmea (Arcozelo), Chuva (Barcelinhos), Dom Carlos (Silva), Duque (Barcelos), Fina Mesa (Grimancelos), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Galo Novo (Várzea), Manjar das Estrelas (Várzea), Maria de Medros (Barcelinhos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo),  Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola da Avenida (Barcelos), Restaurante 2000 (Tamel S. Fins), Rústico (Mariz), Solar Real (Barcelos), Sonho do Cávado (Manhente), Taberninha O Chico (Perelhal), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna O Manhoso (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha do Careca (Perelhal), Terraço dos Petiscos (Vila Boa), Três Marias (Barcelos), Tropical (Várzea) e Vera Cruz (Barcelos).

Fonte e fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima