“Serra Amarela SkyMarathon” recebe atletas dos quatro cantos do Mundo

Junho 12, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Prova organizada pela Carlos Sá Nature Events

É já no próximo domingo, dia 16 de junho, que a Carlos Sá Nature Events, em parceria com o Município de Ponte da Barca e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, levará a cabo a 2ª edição da Serra Amarela Sky Marathon.



Com mil atletas inscritos, oriundos de países tão longínquos como a África do Sul, Tailândia, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Reino Unido, França e outros países europeus, a Serra Amarela começa a cimentar a sua importância para a prática de desportos na Natureza, onde a corrida em Montanha se destaca.

A Serra Amarela é uma serra agreste, mas com uma beleza ímpar, onde a fauna e flora continuam em estado muito preservado.

Os trilhos são técnicos e desafiadores. As aldeias e suas gentes, que sabem receber bem, tornam este local especial.

A 2ª edição do evento Serra Amarela Sky Marathon compreenderá várias provas competitivas e será acessível a qualquer atleta. Será possível competir nas distâncias de 48km, 33km, 23km e 15km, sendo que a distância rainha de 48km fará parte da Taça de Portugal SKY da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. As distâncias de 23km e 15km também integrarão competições da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal: a Taça de Portugal da Juventude e a Taça de Portugal de Juvenis respetivamente.

Haverá, igualmente, uma caminhada de 9km, cujo valor reverterá em parte a favor dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca. As várias provas terão partida e chegada na aldeia de Entre-Ambos-os-Rios, no Município de Ponte da Barca.

As provas de 48 e 33km estão também reconhecidas, respetivamente, com a atribuição de 3 e 2 pontos ITRA (International Trail Running Association) e com o selo de prova classificativa para o UTMB (Ultra Trail du Mont-Blanc).

Este ano, o evento será também embelezado pela estreia do Serra Amarela Trail Kids, no qual as crianças entre os 6 e os 17 anos poderão correr pequenas distâncias, de carácter não competitivo. As inscrições para o Serra Amarela Trail Kids são gratuitas e poderão ser feitas no próprio dia.

A Freguesia de Entre-Ambos-os-Rios, no Município de Ponte da Barca, será a base logística do evento, facilitando o acesso ao local por parte dos atletas e seus acompanhantes, já que está somente a 10min do centro das Vilas de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez e a apenas 1h do centro do Porto.

Os participantes percorrerão trilhos inóspitos, aldeias preservadas, castelos, rios, vegetação luxuriante e verdejante, com vistas incríveis sobre os espelhos de água da Albufeira de Vilarinho das Furnas e da Albufeira de Tamente, neste maciço montanhoso do único Parque Nacional de Portugal – o Parque Nacional Peneda-Gerês.

No final das suas provas, todos os participantes terão direito a banhos quentes no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica de Entre-Ambos-os-Rios e reforço alimentar na meta. Para mais informações, consulte https://www.carlossanatureevents.com/pt/serraamarela (basta clicar no link para aceder automaticamente)

…Sem capelas e sem romarias, cruzam-na os lobos, os javalis e as corças…mora nela o sopro claro das livres asas e o riso aberto dos grandes sóis.”(Serra Amarela por Miguel Torga)

Fotos: CSNE/Ruben Fueyo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Maus presságios

Bem-haja Barcelenses e caros leitores do Barcelos na Hora. AÍ está o
Ir Para Cima