Sete aldeias de Barcelos candidatas às “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias”

Março 24, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

No passado dia 20 de março, a organização das “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias” divulgou as aldeias candidatas a esse “galardão”. De acordo com o comunicado, a que o Barcelos na Hora teve acesso, foram apresentadas 446 candidaturas de 332 aldeias das “7 regiões do país”. E dessas, sete são de Barcelos. A saber: Abade de Neiva, Fragoso, Galegos São Martinho, Manhente, Monte de Fralães, Oliveira e Panque.





abade-neiva-7maravilhas

O mesmo comunicado refere que “esta é uma das fases decisivas do processo de eleição, em que após as candidaturas por várias entidades públicas e privadas do país, a lista longa de candidaturas é votada pelo Painel de Especialistas. Este processo para escolher as 49 aldeias pré-finalistas que vão a votação pública é auditado pela PwC, a qual deu igualmente um contributo inestimável na revisão e aperfeiçoamento do Regulamento”, que “revisto e aprovado pelos auditores, encontra-se disponível para download no site oficial e a lista longa de aldeias candidatas pode ser consultada pelo público também no site e nas redes sociais.”

fragoso-7maravilhas




De acordo com a organização, o “Painel de Especialistas começa a votar esta semana e a escolha prolonga-se até dia 31 de março. O Painel de Especialistas é convidado pela Organização com critérios de representatividade regional. É um grupo alargado de 7 elementos por região, onde têm assento figuras de indiscutível sabedoria e conhecimento local, historiadores, especialistas em conservação da natureza, jornalistas e especialistas em turismo. O Painel é organizado pelas 7 regiões e vai votar de forma secreta nas aldeias candidatas da Lista Longa, escolhendo as 7 melhores em cada uma das 7 categorias, num total de 49.”

galegos-sao-martinho-7maravilhas

E continua: “Após a votação dos Especialistas, o processo será auditado pela PwC e os resultados serão validados Conselho Científico. O Conselho Científico é um órgão de apoio à Organização, que tem a grande missão de defender os aspetos qualitativos do concurso e para desempatar se for chamado a isso. O Conselho Científico é composto por: Ministério da Agricultura, Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Turismo de Portugal, ICNF, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra e Associação Portugal Genial.

manhente-7maravilhas

Os resultados desta votação vão ser conhecidos em conferência de imprensa, agendada para 7 de abril, na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul.”

O comunicado termina com uma explicação sobre as “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias”

“As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região.7maravilhas

As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas. Qualquer aldeia pode candidatar-se em múltiplas categorias.”

Assim sendo, e de acordo com os dados avançados pela organização, Abade de Neiva, Fragoso, Manhente e Monte de Fralães enquadram-se na categoria “Aldeias-Monumento”. Já Galegos São Martinho e Oliveira enquadram-se nas “Aldeias Autênticas” e, por fim, Panque entra na categoria de “Aldeias Ribeirinhas”.

monte-fralães-7maravilhas

As candidaturas decorreram até 14 de Março de 2017 e foram colocadas online no endereço oficial (basta clicar) www.7maravilhas.pt, através do formulário devidamente preenchido. Qualquer entidade pública, privada ou indivíduo nomeou aldeias como candidatas.

Todo o processo de eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias será auditado pela empresa internacional de auditores PwC.

oliveira-7maravilhas

O projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.





A RTP é a Televisão Oficial e a Renascença a Rádio Oficial.

panque-7maravilhas

Sobre este assunto, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, referiu que “é um orgulho Barcelos estar representado neste concurso. Todas as freguesias do concelho poderiam ser candidatas às 7 Maravilhas de Portugal, pois são autênticas, detentoras de um património cultural e material vastíssimo, são genuínas e de uma beleza única.”

Fontes: 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias e Município de Barcelos.

Imagens: Município de Barcelos e 7 Maravilhas de Portugal®.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima