“Sete Prazeres da Gastronomia” encerram com doçaria tradicional de Natal

Dezembro 5, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

Terminou em grande o programa gastronómico “7 Prazeres da Gastronomia”, que decorreu durante o ano de 2017, por iniciativa do Município de Barcelos. A última ação do programa, o concurso “Barcelos Doce”, realizou-se nos dias 2 e 3 de dezembro, no Posto de Turismo, e com dez pastelarias aderentes.



Este concurso, cuja realização é já habitual nesta época do ano, tem como objetivo principal, de acordo com o Município, “a criação de um conceito de excelência na área da doçaria, potenciando as vendas e a promoção de compras no concelho”. Na época natalícia, são reis da doçaria tradicional o Bolo-Rei, o Pão de Ló e o Tronco de Natal, mas de muitos outros doces viveu também o concurso, que primou pela inovação e pela criatividade.

O júri, constituído pelos chefes José Vinagre e Alexandre Costa e pela formadora em pastelaria, Helena Dias, procurou, nas receitas, os fatores de identidade e de tradição que distinguem estes produtos no contexto gastronómico e doceiro da região.

Os premiados do Concurso Barcelos Doce 2017 foram os seguintes:

Categoria Bolo-Rei:

1º Lugar – Mercado do Pão

2º Lugar – Doce Consolação

3º Lugar – Padaria Pacheco

Categoria Pão de Ló:

1º Lugar – Doce Consolação

2º Lugar – Pastelaria Minnelli

3º Lugar – Pastelaria S. Bento

Categoria Tronco de Natal:

1º Lugar – Doce da Bá

2º Lugar – Rosa Cintilante

3º Lugar – Doce Consolação

Prémio Melhor Doce Tradicional:

Pão de Ló – Doce Consolação

Prémio Doce Inovador:

Tronco de Natal – Rosa Cintilante



Programa gastronómico tem grande adesão ao longo de todo o ano

O programa “7 Prazeres da Gastronomia”, que termina agora com o Concurso Barcelos Doce, contribuiu para a promoção e divulgação do melhor da gastronomia local e mobilizou os agentes gastronómicos do concelho.

Foram cerca de duas mil pessoas que passaram pelos restaurantes aderentes, em cada um dos fins de semana temáticos. Só no Fim de Semana do Galo Assado, em outubro, foram servidos mais de 400 galos nas mesas dos restaurantes barcelenses, o que torna esta iguaria num sucesso na gastronomia local.

O programa gastronómico engloba, ainda, o Fim de Semana da Lampreia, a Semana Gastronómica do Galo, o Fim de Semana do Bacalhau, o Fim de Semana dos Petiscos Tradicionais, o Concurso Galo Assado e o Fim de Semana do Pica no Chão.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Imagina

Imagina, O dia sem sol A noite sem lua O querer sem
Ir Para Cima