Setembro: mês de início de novo ano escolar

Setembro 14, 2017 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo, Opinião
Carlos Ferreira

Setembro, mês de início de novo ano escolar, novos desafios, aventuras, metas e objetivos para conquistar.



Numa sociedade cada vez mais competitiva e com uma evolução muito rápida é preciso que os nossos filhos sejam preparados para esses desafios.

A escola, como pilar mais importante de uma formação, não chega para essa preparação. São necessárias outras valências muito importantes como a família, a cultura e o desporto.

Desporto não é só essencial para manter um corpo saudável e elegante mas também para criar capacidades de motivação, superação e independência.

Ao praticar desporto, quer faça competição ou não, o indivíduo está sempre a tentar superar-se, a fazer mais e melhor do que o último treino ou jogo. Claro que nem sempre acontece mas é aqui que ele vai aprender a motivar-se e a sofrer para conseguir.

Lidar com o sucesso e o insucesso é outra das facetas desportivas que ajudam, depois, durante a vida, a não desistir facilmente dos objetivos, pois sabem que só com muito esforço e dedicação a vitória chega.

Ganhar um jogo não significa ser o melhor do mundo como perder não é o pior de certeza; ambas só servem para corrigir e trabalhar mais para evoluir.

O ténis é um desporto de eleição para se desenvolver estas capacidades, pois além de ser um desporto individual, tem uma componente física e mental muito forte que obriga o atleta a níveis de entrega muito altos. Vários estudos científicos provam como sendo um dos melhores desportos para um bom desenvolvimento.

Uma palavra para o grande campeão Nadal, que acabou de vencer o US Open e que, depois de estar bastante tempo afastado das finais e dos lugares cimeiros do ranking, volta em 2017 com uma força inesperada, recuperando o trono do ténis mundial.

No circuito feminino, a grande surpresa de duas jogadoras americanas disputarem a final do US Open, não sendo nenhuma delas as irmãs Williams que vinham dominando o ténis mundial e especialmente o ténis americano. Nova vaga de jovens jogadoras está a aparecer! A ver vamos como se comportam ao longo do ano.

Parabéns ao Hugo Maia, filho do professor Cirilo Vale, treinador do nosso clube, que se sagrou, mais uma vez, campeão nacional sub-16 anos.

Pratiquem desporto, joguem ténis!

Por: Carlos Ferreira*

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima