Trail Amigos da Montanha: a verdadeira Festa do Trail

Novembro 24, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Foi uma verdadeira Festa do Trail o dia que se viveu no último domingo em Barcelos. Cerca de 1800 atletas quiseram juntar-se à 9.ª edição do Trail Amigos da Montanha e descobrir a beleza do percurso num dos cinco percursos propostos: o Trail Ultra Sidónios, de 69 km; o Trail Longo Crédito Agrícola Caixa do Noroeste, com 42 km; o Trail Curto Martins & Filhos, de 21 km; o Mini Trail Águas de Barcelos de 15km e, sem caráter competitivo, a Caminhada Camport, com 10 km.



Cada uma das provas juntou centenas de atletas, que partiram do magnífico cenário do Centro Histórico de Barcelos e continuaram a correr ou a caminhar pelos, não menos, magníficos trilhos de Barcelos e, mesmo, de Esposende, no caso do Trail Ultra.

Para preparar o percurso bem ao gosto de participantes, a equipa de Trail dos Amigos da Montanha andou pelo terreno durante meses, abrindo trilhas e descobrindo novos single tracks.

No final, a opinião foi unânime: uma prova de trail feita por praticantes de trail que dão ao evento o que os atletas querem.

Foi apelidada, por muitos, como o melhor que se faz em Portugal no trail, pelo percurso, pela logística, pelos abastecimentos, pela simpatia e colaboração do staff e por toda a organização nos vários momentos da prova.

De notar, mais uma vez, a colaboração inexcedível dos cerca de 180 voluntários, espalhados por todos os espaços de prova.

O cenário fascinou logo na primeira prova e foi o fogo de artifício a iluminar a partida do percurso Ultra, que se fez ainda de noite. A prova atribuía pontos para o Ultra Trail do Mont Blanc e pontuava para o Campeonato Nacional. À semelhança da prova do Trail Longo.

No Trail Ultra Sidónios, Sérgio Sá (Águias de Alvelos) foi o mais rápido, com o tempo de 7h15m20s para correr os 69 km. Vera Oliveira (CD Metralhas) foi a mais rápida no setor feminino, com 10h00m35s. O pódio de equipas ficou preenchido com o Águias de Alvelos, a ARCA BarceloS Runners e a Brabus Runners.

No Trail Longo Crédito Agrícola Caixa do Noroeste, Pablo Freijanes (Aviva Sport Club) foi o mais rápido (04h08m57s) e a barcelense Fátima Melo (Barcelos Team Portugal) conquistou o primeiro lugar em femininos, com o tempo de 4h43m18s. No coletivo, o Boavista Trail foi vencedor, seguido da ARCA BarceloS Runners e Dive-Into Mountains.

No Trail Curto Martins & Filhos, Fernando Lemos (Gaia Trail) foi o mais rápido, com o tempo de 1h30m17s, e Diana Ferreira (Barcelos Runners) saiu vencedora no setor feminino (2h04m57s). Por equipas, o Gaia Trail subiu ao lugar mais alto do pódio, seguido do Airórun e do Fridão Sem Limites.

No Mini Trail Águas de Barcelos venceram Nelson Loureiro (01h07m58s) e Lucinda Sousa (Proxis Trail Team/Berg Outdoor), com 1h26m46s. A Douroconta – Gabinete de Apoio e Contabilidade foi a equipa vencedora, seguida da Alexandra Carvalho Team e do Atletismo Clube da Tocha.ades.

Fonte e fotos: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Nova “era” Keizer

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 12ª jornada do Campeonato Nacional,

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima