Trilho dos Moinhos colora o Centro Histórico e os trilhos de Barcelos

Março 3, 2020 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Barcelos recebeu, no passado domingo, a 14ª edição do Ledechem Trilho dos Moinhos, uma prova de BTT organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos.



Foram mais de 1000 os que se inscreveram para vir à cidade do galo percorrer 40km por montes, caminhos, campos e trilhos à procura dos moinhos. O percurso delineado pela equipa de BTT dos Amigos da Montanha privilegiava, para esta atividade, um belo passeio com os amigos. E nem a chuva que caiu durante a noite complicou este objetivo, apesar da lama que os atletas exibiam ao passar a linha da meta. Aí, as opiniões que se ouviam eram de um percurso de eleição, mais uma vez marcado pela beleza de novos trilhos descobertos mesmo para quem é de Barcelos ou quem já fez esta atividade por diversas vezes. A completar o que deve ser um percurso de BTT, encontraram, também, os singletracks, alternados com passagens mais rolantes para que tudo corresse na perfeição.

“Ficámos contentes que os participantes tenham, mais uma vez, evidenciado a qualidade da organização das atividades dos Amigos da Montanha, assim como a seleção do percurso e a sua marcação. Procurámos fazer um percurso rolante, mas com trilhos e singletracks que pudessem surpreender os participantes. Todos os anos mudamos o percurso e acreditamos que esta é uma mais-valia para continuarmos a ter a preferência de muitos atletas. No BTT, o número de participantes nas atividades tem decrescido em todo o país mas, felizmente, este ano conseguimos até ter um número um pouco superior relativamente a 2019”, refere David Ferreira, diretor da prova. “Privilegiamos, também, no Trilho dos Moinhos, a ideia de um passeio, de uma atividade de lazer em grupo, e, por isso, tentamos fazer um pouco de festa associada à prova. É o caso do abastecimento geral, no qual foi incluída uma passagem cultural, através de uma atuação musical onde os participantes foram recebidos ao som da gaita-de-foles. O local do abastecimento, numa quinta em Curvos, era, por si só, muito bonito e a encenação feita pelo grupo, vestido a rigor, tornou o momento especial neste percurso do Trilho dos Moinhos. O abastecimento teve presunto, broa, vinho verde, bolos e uma decoração com os motivos do galo de Barcelos, tornando-o ainda mais emblemático”, garante David Ferreira.

Os participantes não ficaram indiferentes a este momento, salientando-o quando chegavam à meta. Os moinhos, que dão nome ao evento, foram muitos e captaram a atenção dos atletas, que coloriam os trilhos. O que também não deixou ninguém indiferente foi a ponte de paletes, também ela colorida, “construída” em Perelhal e que proporcionou um grande cenário para registar em centenas de fotografias. 

É sempre a pensar em todos estes ingredientes para receber os participantes da melhor forma que a equipa de BTT trabalha durante meses, no terreno, a planear o percurso. No dia da atividade “um agradecimento especial a todos os voluntários, onde contamos muitos jovens, que se espalham pelo percurso e pela zona de meta, garantindo a qualidade da atividade”, destaca, ainda, o diretor da prova.

O Trilho dos Moinhos, tal como as restantes atividades dos Amigos da Montanha, tem uma crescente preocupação ambiental. Há alguns anos que os abastecimentos não são feitos com o uso a garrafas de plástico, mas convidando os atletas a encherem os seus bidons, tentando, de forma crescente, reduzir o uso de plástico nas provas. Recorde-se que os Amigos da Montanha substituíram já as tradicionais fitas de marcação de plástico por fitas de tecido reutilizáveis em todas as suas atividades. No Trilho dos Moinhos, pelas 15h15, os colaboradores, encarregues de retirar as marcações, regressaram do percurso, deixando o mesmo limpo de fitas.

O Trilho dos Moinhos é um passeio para fazer sem pressas, mas o primeiro atleta a regressar à meta no centro histórico de Barcelos, levou apenas 1h28m49s a completar o percurso. João Santos, da equipa AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde, discutiu o lugar ao sprint com Miguel Ribeiro, da C.D.C de Navais, e apenas o cronómetro conseguiu registar um segundo de diferença entre os dois atletas no momento em que cruzaram a linha da meta. David Vaz, da equipa Amigos do Desporto/KTM, registou a terceira marca do dia (1:31:17).

No setor feminino, o pódio ficou completo com atletas barcelenses. A campeã nacional de BTT, Raquel Marques (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde), ocupou o primeiro lugar, com o tempo de 1:53:01, e foi acompanhada de Fátima Melo (Love Tiles), com 2:00:03, e Manuela Pontes (Os que Aparecem), com o registo de 2:21:06.

No pódio de paraciclismo, Júlio Costa (Maximus Team) repetiu as vitórias de 2017, 2018 e 2019, com o tempo de 2:36:29, e o segundo lugar foi ocupado por Rui Paulo Machado, da New Cycle Team – Ncteam Btt (3:23:32).

No escalão Elite, em masculinos, Fábio Martins (BTT Braguinhas) foi o vencedor, seguido de Ricardo Dias (Team Dias Alumínios) e Pedro Santos (Arada Atlético Clube); e no setor feminino, os dois primeiros postos foram para Elisabete Carvalho (individual) e Márcia Silva (BTT Margens do Cávado).

Em Masters A masculinos, João Santos voltou a subir ao lugar mais alto do pódio. David Vaz foi segundo classificado e Fábio Abreu (individual) terceiro. Na mesma categoria, em femininos, repetiu-se o pódio da geral.

Miguel Ribeiro saiu vencedor na categoria Master B e foi acompanhado no pódio por Filipe Brito (Controlsafe/Famabike/Scott Portugal) e Hélder Costa (Mouquim-Afacycles-Eugénios-Bargauto-Cosmocar-Amco), no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Joaquim Baptista (individual) foi o mais rápido em Master C, seguido de José Gonçalves (Team Gaiabike) e Gonçalo Silva (Tda).

O dia ficou, ainda, marcado pela abertura, à mesma hora que os participantes do Trilho dos Moinhos saíam para o percurso, das inscrições para a edição de 2020 da Maratona BTT 5 Cumes, a realizar no dia 27 de setembro. E foram muitos os não quiseram perder a oportunidade de garantir o lugar na primeira box de saída, com as primeiras 24 horas a registarem mais de 200 inscrições.

A inscrição para os míticos 5 Cumes pode ser feita em www.amigosdamontanha.com.

Fonte e fotos: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima