Um Leão nunca desiste!

Março 9, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo, Opinião
Ricardo Moreira

Não foi, de todo, a derrota no clássico, em pleno Estádio do Dragão, que nos fez ficar, irremediavelmente, fora da “luta” pelo título! Até porque, se houve jogo que não merecíamos, de todo, perder, foi este clássico! (FC Porto 2-1 Sporting Clube de Portugal)



A grande questão é que já chegámos a esta 25° Jornada, com 5 pontos de atraso, precisamente para o nosso adversário deste clássico, FC Porto, líder do campeonato! Assim sendo, para o meu Sporting continuar na “luta” pelo titulo, este já era, praticamente, um jogo de tudo ou nada!

Para mim, foi, esta época, o clássico que melhor se jogou. (mesmo com tantas “baixas” importantes de parte-a-parte) Intenso, “rasgadinho” (dentro do permitido), de igual para igual (taco-a-taco), ora com superioridade de uma equipa (SCP), ora com superioridade de outra (FCP), com incerteza no marcador até ao apito final! No final, a derrota do meu Sporting Clube de Portugal foi injusta! O empate era mais que justificável! Não tivemos eficácia! O FC Porto (apesar de fazer por isso) teve a “estrelinha” de Campeão! Mas, ainda não o é! (SL Benfica não está de todo arrumado nas “contas” do título). E por muito difícil, ou quase impossível que agora seja, para o meu Sporting Clube de Portugal, (ser Campeão Nacional esta época) um Verdadeiro Leão Nunca Desiste!

8 pontos, com 9 jornadas por jogar, não seria nada de outro mundo serem recuperáveis, mas noutro Campeonato! No Campeonato Português, o “fosso” é cada vez maior entre os 4 primeiros, e as restantes equipas! Até mesmo quando parece que assim não vai ser, eis que surgem outros fatores (extracampo, outros “palcos”) que, infelizmente, vá se lá entender, cada vez se veem mais no Futebol Português! Sim, porque tudo tem um limite e, doa a quem doer, se aqueles 45 minutos que o Estoril “não jogou”, não foi extracampo (outros “palcos”)? Foi o quê?

Sim, perdemos bem, 3 pontos contra o Estoril! Sim, devíamos ter jogado mais, e melhor nesse jogo (e em mais alguns) Mas, contra nós, o Estoril quis jogar futebol, quis discutir o jogo (independentemente de perder ou ganhar) assim como quis jogar, e discutir os primeiros 45 contra o FC Porto (Não estou de todo a por em causa a enorme qualidade do FCP).

Afinal, isto é Verdade Desportiva? (vontade de “não querer” jogar que seja) Ou o “negócio” Futebol (que tudo já parece que compra, e no final das contas, nada se passa), já está, inclusive, acima da Verdade Desportiva?

O Futebol Português precisa urgentemente de “parar” e refletir!

Como País (Portugal), provavelmente, vivemos o melhor momento da nossa história futebolística! Campeões da Europa de Futebol e de Futsal! Temos os melhores do Mundo: Ronaldo e Ricardinho!

E a nível de Clubes? Competições Europeias? Como está o Futebol Português? A perder completamente o “TGV” Europeu! (sem dúvida que os milhões também fazem diferença)

Mas, no momento, em Portugal a palavra de ordem no Futebol (também por ironia), fora das 4 linhas, é: “Investigue-se”! Isto diz tudo! Os problemas, os “sarilhos”, os vouchers, os “e-mails” (que nada têm haver com verdade desportiva), as “trapalhadas” do futebol português, não são nos relvados, mas sim, nascem, crescem e multiplicam-se noutros “palcos”! A cada dia, mais parece que vale tudo, para se ganhar! Mas não vale tudo na vida! Nem, tão pouco, no Verdadeiro Desporto! Pior ainda, fica a ideia, com tantas denúncias e arguidos, e depois afinal nada se passa, que está tudo impune, que as denúncias nunca têm fundamento e a verdade desportiva é que fica sempre em “águas de bacalhau”! Que a justiça seja feita, (independentemente da cor clubística) pela verdade desportiva! E se forem tão “inocentes”, pelo menos parem, de uma vez por todas, com estes constantes “espetáculos”, que só desprestigiam o Futebol Português e o Desporto em Geral!

Desporto é Paixão! Desporto é Verdade Desportiva!

Na Liga Europa, recebemos, e vencemos por 2-0, o Viktoria Plzen, na 1ª Mão dos oitavos de final. Somos melhores que estes Checos, a eliminatória parece controlada, embora nos últimos minutos do jogo, colocamo-nos a “jeito” de um golo do adversário. (importante não sofrer golos em “casa” nestas eliminatórias a duas mãos) Agora é confirmar, na República Checa (2ª Mão), o apuramento para os quartos de final. O sonho continua!

Um Verdadeiro Leão Nunca Desiste!



Nas modalidades do meu Sporting Clube de Portugal, esta semana destaco:

Hóquei em Patins: vitória por 7-1 no Turquel. Regressámos à liderança!

Voleibol: vitória 1-3 no Castêlo da Maia, nas meias-finais! Estamos a uma vitória da final do campeonato!

Futsal, Andebol, Hóquei em Patins e Voleibol, neste momento, lideramos as respetivas classificações. Um momento de forma ao mais alto nível!

Râguebi Feminino: conquistámos a Taça de Portugal! Vencemos, na final, o SLB por 14 – 12! Mais um Título! Parabéns Leoas!

O nosso Gil Vicente: quebrou a “malapata” de 15 jogos seguidos sem vencer, com uma vitória, por 2-1, sobre o Leixões! Mesmo com menos um, durante mais de meia hora, desta feita, houve muita união, e muito querer, em Vencer! Novas Vitórias, Novas Histórias!

O nosso OCB: segue-se um dos jogos mais importantes desta época. Segunda mão dos quartos de final da Taça CERS, contra a Juventude de Viana! (vitória do OCB por 2-5 na primeira mão) Estamos com um “patim” na Final Four! Conquistar o “Tri” na Taça CERS é mais do que um sonho, é o grande objetivo desta época! Vem apoiar o “Maior de Portugal” (Sábado, 10 de março, 21h30, no Pavilhão Municipal de Barcelos)!

Desporto é Vida! Vive o Desporto com “Respect” e “Fair-Play“!

Por: Ricardo Moreira*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima