XurrascUMM com mais uma edição plena de êxito

Julho 10, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Mundo

No dia 30 de junho, decorreu em Barcelos a 7ª Edição do XurrascUMM, evento Todo Terreno Turístico – Cultural para todos os “UMMistas”, familiares e amigos desde os 8 aos 80.



A Organização teve o cuidado de traçar um percurso de dificuldade média-baixa acessível a toda a família TT, onde o foco foi mesmo este ser acessível a todas as viaturas, com mais ou menos preparação.

As inscrições, e como tem acontecido nas edições anteriores, esgotaram cedo, dando assim mais tempo à Organização de preparar o evento, merecido por esta comunidade que se junta com a mesma paixão, os UMMs.

No início do dia, começaram-se a juntar, em frente à Câmara Municipal de Barcelos, os primeiros participantes, que tinham chegado de véspera do Centro do País e queriam conhecer mais sobre a Cidade do Galo. As boas-vindas foram dadas pelas 09h30 nos Claustros da Câmara Municipal, onde foi oferecido o Porto de Honra a fim de se marcar o início do Evento.

Pelas 10h00, os participantes foram convidados a visitar o Paço dos Condes e o Museu de Olaria de Barcelos, onde ficaram a conhecer mais um pouco desta cidade e seus costumes, bem como o principal artesanato produzido na cidade. Terminada a visita guiada ao Museu, deu-se início ao passeio, pois já eram 11h00 e ainda havia alguns quilómetros a fazer até à primeira paragem. O dia estava soalheiro.

Na chegada ao ponto definido pela organização para o reforço alimentar, o Parque de merendas João Forte, os participantes foram brindados com a prova de Vinho Verde e com Bola de Carne, feita na hora propositadamente para o Evento, e entre dois dedos de conversa, aprontaram-se os UMMs para dar início ao OffRoad.

O Percurso OffRoad estava sinalizado na sua totalidade. Entre uma pequena dificuldade opcional e um ou outro workshop, a caravana subiu e desceu o monte em direção ao tão esperado XurrascUMM, pois ninguém ficava para trás.

A chegada ao destino final foi concluída pelas 15h00. O cenário escolhido para receber os participantes era incrível. No Parque de Merendas Pelandré, com o barulho da água a correr onde em tempos funcionava o moinho que servia a população, o ambiente era único e propício a uma tarde bem passada.

O mote estava dado e entre a azáfama normal dos participantes, lá se foram acomodando no parque, preparando-se para o almoço, espreitando, aqui e ali, o espaço de beleza natural que os rodeava.

A meio da tarde foi efetuada a distribuição de lembranças aos grupos representados, não esquecendo as crianças, que nesta edição estavam em grande número. Foi, ainda, efetuado o sorteio de diversas lembranças oferecidas pelos parceiros oficiais do evento.

O “XurrascUMM”, assim como é conhecido, dado a sua singularidade, “visa, acima de tudo, o convívio entre os participantes, a Cultura da Região, mas também, fomentar mais conhecimento em torno de peças alternativas que possam ser adaptadas ao UMM. a Organização tem a consciência que cada vez são menos os proprietários destas viaturas, por isso acha fundamental este Evento e, como outros, continuarem a existir. Mas para isso, faz toda a diferença os diversos apoios com que conta, deixando, aqui, um agradecimento especial a todos as entidades que, mais uma vez, apoiaram a realização deste Evento”, refere a organização em nota.

Ricardo Silva, em nome da mesma, agradece a todos os participantes que estiveram presentes na 7ª Edição do XurrascUMM, e salienta a importância destes, “se não fossem os participantes que são, o Evento não existia”. Deixa ainda a confiança que a 8ª Edição já está apontada para o dia 28 de junho de 2020, com algumas surpresas extra.

Fonte: Organização.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima