
No passado dia 11 de Fevereiro comemorou-se o Dia Europeu do 112. Aproveitar esta data para falar do número “112” nunca é demais!
Quando nos deparamos com uma situação de emergência é fundamental estarmos preparados para ajudar. Para além de termos noções de primeiros socorros, é importante sabermos qual o número de emergência que devemos ligar, assim como aquilo que devemos dizer de forma a ganhar tempo!
O 112 é o Número Europeu de Emergência. Este número foi criado em 1991 e é, desde 2008, o único número de emergência que pode ser usado de forma gratuita a partir de qualquer telefone fixo, móvel ou público, em todos os países da União Europeia. É, também, usado em alguns países fora da União Europeia, como é o caso da Suíça.
Pode ligar para o 112 por razões de doença súbita, acidentes, incêndios ou roubos e as chamadas são sempre atendidas numa central de emergência, por agentes da PSP e militares da GNR. Estes irão canalizar as chamadas para as autoridades dependendo da situação.
Só cerca de 51% dos portugueses sabe o que é e como ligar 112. No entanto, 75% das chamadas atendidas são falsas. Visto isto, nunca é demais lembrar, sempre que ligue 112, tenha um verdadeiro motivo, informando de forma simples e clara:
- Tipo de situação com que se depara;
- Número de telefone do qual esta a ligar;
- A localização exata com indicações de pontos de referência;
- O número de pessoas envolvidas, assim como o sexo e idade das mesmas;
- Desligue a chamada por indicação do operador;
A eficácia do socorro começa e depende da sua colaboração!
Por: Lázaro Cruz (Bombeiro e aluno da Licenciatura de Proteção Civil).