17º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” de 3 a 5 de junho

Maio 30, 2021 Ambiente, Atualidade, Concelho

De 3 a 5 de junho, o Município de Barcelos acolhe o 17º Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, no Auditório Municipal, onde mais de 50 oradores internacionais, irão debater o tema “A era da infraestrutura”.

Num ano em que a pandemia da Covid-19 impulsionou a utilização da bicicleta em todo o mundo e conduziu a alterações na mobilidade urbana e no espaço público, as palestras deste Congresso Ibérico assumem uma particular importância, quando as cidades são desafiadas a repensar as suas estratégias de mobilidade a favor deste veículo de duas rodas e do futuro sustentável.

O Congresso Ibérico tem início no dia 3 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial da Bicicleta, e conta com o alto patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Na sessão de abertura, com o início agendado para as 9h, estará presente Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado da Mobilidade. Nesta ocasião, o Município de Barcelos irá anunciar o maior investimento de sempre no âmbito da mobilidade, que pretende posicionar Barcelos como uma referência no uso da bicicleta como meio de locomoção diário.

A criação de uma Ciclovia Circular, com uma extensão de 7,2 km, na área mais densa da cidade, tocando nos principais equipamentos públicos, estabelecimentos escolares e pontos de comércio e serviços, é uma das apostas mais emblemáticas. Com este projeto, pretende-se reduzir a acessibilidade ao centro da cidade de automóvel, para diminuir as emissões poluentes e o ruído, melhorando, assim, a saúde e o bem estar da população.

Este projeto visa, ainda, estreitar a ligação da cidade ao Instituto Politécnico do Cávado e Ave – IPCA, através do programa “U-Bike”, em que o Politécnico disponibiliza bicicletas à comunidade académica. No futuro, um corredor ciclável ligará o IPCA ao centro da cidade e, daí, à estação ferroviária.

É objetivo da autarquia de Barcelos integrar a bicicleta numa mobilidade assente numa rede de transportes públicos, em que a futura rede alargada de autocarros urbanos será fundamental, tal como as ligações a parques de estacionamento e interfaces como a estação ferroviária, que assegurarão facilidade na transição de modo de transporte.

Este investimento na mobilidade faz de Barcelos o palco ideal para a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e a congénere espanhola ConBici organizarem a 17ª edição do Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, um dos mais importantes fóruns europeus de discussão de políticas de promoção da mobilidade ciclável, que se realiza, de dois em dois anos, de forma alternada, em Portugal e em Espanha.

Fonte: MB

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima