
Olá, caros leitores!
Antes de mais, peço desculpa por esta semana escrever um pouco menos e, por isso, por vos dar menos notícias sobre o futebol popular do nosso Concelho mas, infelizmente, estou no boletim de lesionados, estando a fazer trabalho de recuperação.
Bem, depois desta analogia futebolística – em jeito de brincadeira –, vou entrar naquilo que me (e vos) traz aqui: o futebol popular.
Na 1ª divisão, foi mais um fim de semana “recheado” de resultados “fora do normal” e surpreendentes! Para já, em 9 jogos, 5 vitórias fora, 2 empates e 2 vitórias caseiras!
A vitória fora mais surpreendente, ou a derrota caseira – caso prefiram, foi a conseguida pelo Cossourado, em casa do atual líder do campeonato – e campeão em título –, os Leões da Serra. Como se não bastasse a derrota do líder, o jogo teve um score de golos quase “fora do normal”: 9 golos apontados, sendo que 4 foram para os da casa e 5 para os forasteiros! Os Leões continuam com os resultados menos conseguidos das últimas jornadas, ficando apenas com 1 pondo de vantagem para o 2º classificado. Já o Cossourado está em 7º.
O 2º classificado, Pereira, conseguiu, desta feita, aproveitar melhor o deslize do líder, com uma vitória caseira, por 1-0, frente ao 5º, o Oliveira.
Quem conseguiu, igualmente, aproximar-se do lugar cimeiro da classificação foi o 3º classificado, Negreiros, que foi a Remelhe (9º) derrotar os da casa, por 0-1, ficando, agora, a 3 pontos do líder Leões.
Ou seja, com 3 jornadas pela frente, e com 9 pontos em disputa, os 3 primeiros estão, claramente, a lutar pelo título, sendo que há, como referi antes, apenas 1 ponto de diferença entre o 1º e o 2º, e 3 pontos entre o 1º e o 3º (2 pontos entre o 2º e o 3º)! Isto está mesmo “ao rubro”!
Outro aspeto que quero realçar são os 8 golos no Fonte Coberta – Campo (2-6 para os forasteiros) e os 6 golos no Sequeade – Silveiros (4-2 para os da casa). Fonte Coberta que está matematicamente na 2ª divisão.
O Silveiros, porque se encontra a 9 pontos do Palme (relembro que estão 9 pontos em disputa) e tem desvantagem no confronto direto (empate em casa, derrota em Palme) também já está despromovido à 2ª divisão.
Já o Baluganense está a 1 ponto do Palme, o primeiro acima da “linha de água”. Aliás, matematicamente, só os clubes colocados nas primeiras 5 posições é que podem dizer que estão “a salvo” da descida. Depois, do Silva (6º, 43 pontos) para baixo, até ao Baluganense (16º, 35 pontos), há uma diferença de menos de 9 pontos. Logo, todos os clubes colocados nas posições que medeiam estas 2 podem juntar-se a Silveiros e Fonte Coberta. Até aqui está tudo “ao rubro”!
Para a próxima jornada (32ª), destaco os jogos: Carvalhal – Leões da Serra; Pedra Furada – Pereira; Negreiros – Silva (estes para a disputa do campeonato); Campo – Baluganense e Palme – Sequeade (4 equipas que se encontram em “confronto direto” pela “escapatória” à descida e em lugares seguidos; o Carvalhal, que está nessa “luta” também, recebe o líder).
Na 2ª divisão, com a questão das subidas resolvida, falta saber quem será o campeão! Se o 3º, Perelhal, já não consegue lá chegar (está a 11 pontos do 1º, com 9 em disputa), já o Feitos (a 4 pontos do 1º) pode ainda aspirar ao título, destronando o líder Fragoso. Ou seja, é esta luta que vai, ainda, “acendendo as hostes” da 2ª divisão. Saliento, no entanto, que na 33ª há um Fragoso – Perelhal (1º contra o 3º) e que o Feitos já só pode conquistar 6 pontos (“descansa” na última jornada)!
Sendo assim, o líder Fragoso recebeu, e levou de vencida, o Milhazes, pela diferença mínima: 2-1. Tem, agora, 70 pontos.
O Feitos, 2º classificado, recebeu, e venceu, o Aborim, por 1-0, ficando com 66 pontos.
O 3º classificado, Perelhal, foi a Lijó, de onde saiu derrotado por 1-0. Tem, neste momento, 59 pontos, ou seja, está a 11 do 1º e a 7 do 2º.
Ao contrário do sucedido na jornada da 1ª divisão, na desta, as vitórias caseiras foram o mais constante (5), com 1 empate e 2 vitórias forasteiras. Também aqui não houve “chuvas” de golos como nalguns dos jogos da 1ª. O jogo com mais golos (4) foi o Águas Santas – Juventude de S. Martinho, com vitória dos da casa por 3-1.
Na próxima jornada, destaco os jogos: Águias de S. Mamede – Fragoso e Juventude de S. Martinho – Feitos (por causa da luta pelo título) e o Perelhal – Cambeses (porque os da casa ainda “aspiram” ao 2º lugar).
E por hoje é tudo!
Uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!
Por: Luís Gonçalves*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)