De 2 a 7 de julho, cinquenta alunos de escolas secundárias de todo o país participam na segunda edição da academia “That’s All Digital – Semana do Digital”, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
À semelhança do ano passado, o programa proposto é ambicioso e bastante completo, incluindo atividades dentro do Campus, com experiências digitais, audiovisuais, de robótica e de simulação empresarial/desafios de gestão, marketing e estratégia, mas procurando, também, dar a conhecer a região e a cidade de Barcelos, a sua vida, cultura, artesanato, tradições, indústria e património natural.
De acordo com a organização da academia, o “objetivo é proporcionar uma experiência única e enriquecedora para todos os participantes, permitindo-lhes o contacto com uma nova realidade, experimentar novos desafio e levar consigo o que de melhor o IPCA e a região têm para oferecer”.
Na academia “That’s All Digital”, os 50 jovens, selecionados entre centenas de candidatos, terão, assim, a oportunidade de participar numa experiência inesquecível. Esta academia é uma organização conjunta do IPCA e da Fórum Estudante.
O programa arrancou com o Peddy-Paper “Get to Know Barcelos”, durante a tarde desta segunda-feira, logo após a sessão de boas-vindas.
Amanhã, terça-feira, depois de uma manhã dedicada às tecnologias onde vão ser desafiados a criar jogos, passarão a tarde no Óquei de Barcelos, onde terão contacto com a modalidade e com as tecnologias utilizadas.
Na quarta-feira, o programa será preenchido, de manhã, com mais atividades relacionadas com a tecnologia, nomeadamente com um Workshop sobre a “Internet das Coisas”; irão ter a oportunidade de criar um protótipo e aprendizagem com módulos eletrónicos que se ligam por contactos magnéticos de nome Littlebits; e, ainda, programar uma Sphero numa pista todo o terreno. A tarde será dedicada ao mundo do audiovisual, designadamente com a visualização de filmes de animação criados no IPCA e que têm recebido vários prémios nacionais e internacionais e ainda um Workshop sobre a saga Star Wars com uma demonstração do processo de pós-produção de vídeo. Mas as atividades não terminam por aqui. Na quarta-feira, os participantes vão conhecer o projeto Célia Celíaca: Glúten Free Lifestyle, culminando o dia com um jantar sem glúten na cantina do IPCA.
A quinta-feira será inteiramente dedicada a explorar a região do Gerês, ficando a conhecer um dos mais belos parques naturais do país.
A sexta-feira será preenchida com a participação em workshops na área da gestão, com a teoria dos jogos, e lógicas e estratégias de marketing, seguindo-se uma visita à Valérius, empresa de Barcelos fornecedora de marcas como H&M, Moschino, Max Mara ou Coach.
A Semana do Digital do IPCA termina no sábado de manhã, com a desmistificação da “Lenda do Galo de Barcelos” e um ateliê dedicado ao artesanato.
O IPCA e a Fórum Estudante promovem 5 dias de academia dando aos 50 participantes a oportunidade de contactar diretamente com o mundo do digital. “Pretende-se que esta semana seja uma experiência única e deveras enriquecedora para todos os participantes, permitindo-lhes o contacto com uma nova realidade, experimentar novos desafios e levar consigo o que de melhor o IPCA tem para oferecer”, refere a organização.
Fonte e imagem: IPCA.