36ª Mostra de Artesanato de Barcelos inicia a 3 de agosto

Julho 26, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

A 36ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos vai realizar-se entre os dias 3 e 15 de agosto, no Parque da Cidade. O certame terá como pano de fundo a integração de Barcelos na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular, um reconhecimento internacional que vem abrilhantar, ainda mais, aquela que é uma das mais antigas mostras do país e a que melhor espelha a autenticidade e riqueza da arte popular.



Além do reconhecimento internacional, recorde-se que também dentro de portas, no último ano, Barcelos esteve em grande destaque, tendo o Município sido laureado, no Prémio Nacional do Artesanato 2017, com o Prémio Promoção para Entidades Públicas, que visa reconhecer o trabalho das entidades ou organismos públicos em prol das artes e ofícios, numa cerimónia em que a artesã barcelense Júlia Ramalho arrecadou o Prémio Carreira.

É, portanto, na senda de um ano de ouro para o artesanato barcelense que acontece esta 36.ª edição da Mostra, contando com cerca de 130 stands, a maioria de artesãos locais, e com um vasto programa de animação, do qual se destacam os espetáculos de Fernando Pereira, Galandum Galundaina ou Kumpania Algazarra e o já habitual folclore internacional.

O ponto alto da Mostra é a 8ª edição da Gala do Artesanato, no dia 11, às 22h00, na qual serão entregues os prémios Carreira, Inovação, Revelação Artesanato Contemporâneo e Revelação Artesanato Tradicional. Júlia Ramalho, Júlia Côta, Júlio Alonso ou Armando Braz são alguns dos grandes nomes do artesanato barcelense que viram o seu trabalho reconhecido com a atribuição do Prémio Carreira.

O programa da Mostra inclui, ainda, workshops diários com artesãos do concelho de diversas áreas, todos os dias, às 18h30, no stand do Município. O certame estende-se até à Avenida da Liberdade, onde se irá realizar, nos dias 11 e 12, a Feira do Melão Casca de Carvalho. A Praça da Alimentação, com a aposta nos sabores tradicionais da região e com música ao vivo, mantém-se como uma das principais atrações do evento.

A abertura oficial acontece no dia 3 de agosto, às 19h00, com visita aos expositores e desfile dos grupos de folclore internacional que participam no Festival do Rio 2018 e que também atuam no palco principal da Mostra, no dia de abertura, às 22h00, e nos dias 6, 7 e 9.

No plano musical, são muitos os destaques do cartaz. O cantor Fernando Pereira atua no dia 4; o conceituado grupo de música folk de Miranda do Douro, Galandum Galandaina, sobe ao palco da Mostra no dia 8; a música folk portuguesa volta a estar em evidência com os espetáculos de Sérgio Mirra, no dia 12, e do barcelense Jorge Lomba, no dia 14; o evento terminará em grande euforia com os enérgicos e festivos Kumpania Algazarra.

Diariamente, haverá animação de rua e arruadas pelo recinto, protagonizadas por grupos de folclore do concelho. Os mais novos poderão divertir-se no parque de insufláveis colocado no Pavilhão Municipal.

A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos estará aberta de segunda a sexta-feira, das 18h00 às 24h00, e ao fim de semana e no feriado 15 de agosto, das 16h00 às 24h00.

Imagens: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima