37ª Feira do Livro de Barcelos evoca Sophia e Agustina

Julho 2, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

A 37ª edição da Feira do Livro de Barcelos realiza-se entre os dias 5 e 14 de julho, na Avenida da Liberdade e no Largo da Porta Nova, e do vasto programa merece destaque a evocação que vai ser feita a Sophia de Mello Breyner, cujo centenário do nascimento se comemora no presente ano.



Os principais momentos de recordação da primeira mulher a receber o Prémio Camões acontecem no dia de abertura da Feira, dia 5 de julho, a partir das 21h30, com a conversa de Martim Sousa Tavares, seu neto, moderada pelo jornalista da Rádio Renascença, Pedro Mesquita e com a representação de “O Bojador”, um espetáculo de marionetas com base em texto daquela autora. A homenagem contará ainda com um recital poético intitulado “Paisagens sonoras da poesia”, a realizar no dia 10 de julho, às 22h30.

O programa relativo a Sophia compreende, ainda, para os mais pequenos, a exibição da peça de teatro “No sótão da avó Sophia”, pelo Tin.Bra-Academia de Teatro, no dia 5 de julho, às 21h30, e a dramatização do conto “A Menina do Mar” por Inácia Cruz, no dia 14 de julho, às 21h30.

Também Agustina Bessa-Luís, a escritora da “Sibila”, que faleceu recentemente, vai ser recordada. Isabel Rio Novo, autora da sua biografia, “O Poço e a Estrada”, falará com o jornalista, Alberto Serra, no dia 12 de julho, às 21h30.

Florbela Espanca, de quem se comemoram os 125 anos do seu nascimento, também será evocada com um espetáculo de poesia e música, a realizar no dia 7 de julho, às 22h30, pela Associação d’Improviso.

António Mota, um dos maiores escritores portugueses para crianças e jovens, virá, no dia 9 de julho, às 21h30, falar do seu livro “No meio do nada”, a propósito dos seus 40 anos de escrita. Estarão presentes ainda outros escritores, tais como, Maria João Fialho Gouveia, Paulo M. Morais e António Tavares (Prémio Leya 2015), que irão falar dos seus livros “Os Távoras: entre a Virtude e o Pecado”, “Pratas Conquistador” e “Homens do Pó”, respetivamente.

A Feira do Livro conta, igualmente, com grandes nomes da cultura portuguesa, tais como José António Saraiva (dia 14), antigo diretor do semanário “Expresso”, e nomes da televisão, tais como Catarina Furtado (dia 11), Joana Amaral Dias (dia 6) e Hélder Reis (dia 10), que irão apresentar os seus últimos livros, “Eu e os Outros: uma Espécie de Memórias”, “Adolescer é Fácil # só que não!”, “Psicopatas Portugueses” e “Lendas, Mitos e Ditos de Portugal”, respetivamente.

Os escritores barcelenses também estarão em destaque, com a realização de uma tertúlia, no dia 8 de julho, às 21h30, com a participação de Domingos da Calçada, Fernando Pinheiro, Rui Sousa Basto, José Ilídio Torres e Joana Luísa Matos, e a apresentação do livro “Menina entre 2 Azuis”, de Inês Martins de Faria, Prémio Literário do Município de Barcelos 2018, no dia 14 de julho, às 18h00.

Luís Carvalhido, fotógrafo vianense residente em Barcelos, vai apresentar o seu último livro “O Sonho de Ver o Invisível”, no dia 5 de julho, às 19h00.

Do programa musical merecem destaque os concertos com Captain Boy, no dia 6 de julho, às 22h30; a Orquestra de Jazz de Matosinhos, no dia 12 de julho, às 23h00; o concerto tributo aos Queen pelas Guitarras de Manhente – Escola de Rock, no dia 13, às 18h00; e o espetáculo musical de encerramento da 37ª Feira do Livro, no dia 14 de julho, às 22h30, com a Banda Atlantis e Diana Martins.

A Feira do Livro contempla um vasto programa para o público infantil e juvenil, com diversas atividades diárias: pinturas faciais, jogos didáticos, mural de pintura, desenhos para colorir e conversas com vários autores, destacando a apresentação de um grande espetáculo musical “Peter Pan e a ilha dos 3 Olhos” pela Companhia Rituais dell Arte, no dia 7 de julho, às 18h00.

A exposição “A Sabedoria através do Olhar de um Mocho”, coleção de José Antunes, patente ao público na Biblioteca Municipal, completa a variedade de propostas da 37ª Feira do Livro de Barcelos, que este ano conta com a participação de 90 editoras e 17 livreiros, distribuidores e alfarrabistas, ocupando uma vasta área de cerca de 165 metros de stands, da Avenida da Liberdade ao Largo da Porta Nova, com entrada livre e aberta ao público entre as 17h00 e as 24h00.

Todos os dias haverá animação de rua pela companhia “A Capoeira” – Companhia de Teatro de Barcelos.

Fonte e imagem: CMB.

PUB

WhatsApp-Image-2021-04-09-at-14.18.52.jpeg

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

DECO: Poupar é ganhar

Numa estratégia de proximidade, a DECO Forma, projeto formativo da DECO, realiza
Ir Para Cima