Fevereiro 1, 2017 Atualidade, Opinião
Sara Barbosa
Sara Barbosa

Capítulo 2 – Roda dos Alimentos e Dieta Mediterrânica (continuação)

Como já foi referido no início deste capítulo, uma alimentação baseada na Roda dos Alimentos é completa, equilibrada e variada, pois ingerimos alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano. Também a Dieta Mediterrânica assenta neste princípios da Roda dos Alimentos.

O padrão alimentar mediterrânico não é apenas mais um tipo de dieta mas sim um estilo de vida. Transmitido de geração em geração, este caracteriza-se pela utilização significativa de vários alimentos e redução do consumo de outros. Somos um povo mediterrânico e muito facilmente adotamos este estilo de vida sem nos apercebermos. Estilo este que se baseia na utilização do azeite como principal fonte de gordura, consumo abundante de alimentos de origem vegetal, como as frutas, os vegetais, as leguminosas frescas e secas, os frutos secos e oleaginosos, consumo moderado de aves, pescado, ovos e laticínios com baixo teor de gordura, consumo de pequenas quantidades de carne vermelha, ingestão moderada de vinho, principalmente durante as refeições, e redução do consumo de açúcares simples. É recomendado o uso de ervas aromáticas para temperar em substituição do sal.

 

Esta alimentação é descrita como sendo “não muito calórica, baseada em produtos frescos, locais e sazonais” e cujo consumo de gordura não ultrapassa os 30% do consumo energético diário.

16295819_1426580110720451_341486723_n

Este padrão destaca-se por ser equilibrado, variado e com nutrientes adequados, tendo em conta o baixo teor de ácidos gordos saturados e alto teor de ácidos gordos monoinsaturados, assim como de fibras e hidratos de carbono complexos, aos quais se junta a riqueza em antioxidantes.

Para finalizar, é fundamental uma boa ingestão de água diariamente (sendo que as necessidades hídricas podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia), o convívio à volta da mesa e a prática de atividade física diária!

Não perca o próximo capítulo…

Visite o meu blog em: http://sarabarbosa2008.wixsite.com/blognutricao

 

Imagem: In: http://www.apn.org.pt/noticia.php?id=235

 

Por: Sara Barbosa (Estagiária da Licenciatura em Dietética e Nutrição)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Me deu frio

No sopro de um suspiro Corre em mim, um arrepio Toco nas
Ir Para Cima