Nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, no Auditório Bento Menni – Casa de Saúde S. João de Deus, realiza-se o Encontro Internacional dedicado ao tema: «Agir em Psicogeriatria – Desafio(s) do Tempo(s)»,que é organizado pelo Instituto S. João de Deus e contará com as presenças de, entre outros, Professor Doutor Pinto da Costa, Dr. António Leuschner – Presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental – e D. Jorge Ortiga – Arcebispo Primaz de Braga.
Tem como objetivo chamar a atenção para a importância da temática a nível global, refletir sobre a forma como os estados se devem preparar para garantir o máximo de qualidade de vida a esta camada da população e, finalmente, como as pessoas, em sociedade, se devem preparar e contribuir para esta realidade.
Um dos oradores internacionais convidados, Dr. Juan Luís Muñoz, dará a conhecer o projeto atualmente em prática no complexo assistencial de Zamora (Espanha) e que tem vindo a revelar resultados muito satisfatórios com a utilização de novos fármacos e novos tratamentos na doença de Alzheimer.
De acordo com a organização, a conferência sobre a «Estratégia Nacional para as Demências» conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, Dr. António Leuschner, antecederá o debate «Envelhecimento, Demência e Trabalho em Rede», cuja tónica incidirá sobre a enorme importância da criação de sinergias e protocolos nestas áreas, já que só através desta «mecânica» de trabalho é possível proporcionar uma maior qualidade de vida àqueles que resistem ao avançar da idade e do tempo.
Nas várias intervenções e mesas de debate, ao longo de dois dias, o ISJD pretende criar e potenciar um espaço privilegiado de reflexão e constituir-se como um contributo sólido e importante na resolução destas temáticas e que têm a ver com a qualidade de vida e respeito pela pessoa humana.
O evento encerrará com a apresentação do livro «Cuidados Paliativos – Diagnóstico e Intervenção Espiritual» do Pe. Alberto Mendes, da Ordem Hospitaleira S. João de Deus, cuja apresentação será feita por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.
A organização salienta, também, que este II Encontro Internacional de Psicogeriatria marcará o início das celebrações do 90º aniversário da Casa de Saúde de S. João de Deus e integrará um conjunto de iniciativas que ilustram a diversidade da resposta do ISJD, com todo o seu trabalho em rede, relativamente a este enorme desafio.
Refere, igualmente, que, em particular, a Casa de Saúde S. João de Deus tem um imenso trabalho desenvolvido resultante das várias parcerias criadas com entidades públicas e privadas (C. M. Barcelos, Associação Alzheimer Portugal, entre outras) e que lhe permite ter atualmente no terreno projetos como o “Café Memória”, o “Cuidando”, e ser parceira na Rede Local de Cuidados Especializados e no Projeto Europeu Palliare.