A 09 de agosto celebra-se o Dia da Peregrinação Arciprestal da Imagem de Nª Sr.ª do Rosário da Franqueira

Agosto 1, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Celebração substitui a tradicional Peregrinação anual

No próximo dia 09 de agosto, a Confraria da Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira realiza o “Dia da Peregrinação Arciprestal da Imagem da Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira”, em substituição da histórica Peregrinação que todos os anos leva milhares de fiéis ao alto do monte onde se encontra a padroeira dos Barcelenses.



O programa foi adaptado às atuais circunstâncias em que o país vive, originadas pela situação de pandemia, assim como às normas e orientações da DGS – Direção Geral da Saúde.

“Esta celebração, e a sua realização nos moldes indicados (com limitações diversas), reveste-se de especial importância, pelo peso histórico da peregrinação nos costumes dos Barcelenses e pela devoção Mariana, característica comum ao Povo Português e aqui amplamente ‘vivida e celebrada’ ao longo de vários séculos. Assim, poderão estar representadas de forma organizada todas as paróquias de Barcelos, aí representando os seus conterrâneos”, refere a Confraria.

Do programa destaca-se:

9 de agosto:

Barcelos:

08h00 – Eucaristia de despedida (limitada na sua participação pelas orientações da DGS)

09h00 – Saída da Igreja Matriz (Transportada pelos Bombeiros Voluntários de Barcelos)

Franqueira:

Celebração do “Dia da Peregrinação Arciprestal da Imagem da Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira”.

09h00 – Acessos reservados no recinto do Santuário às pessoas (3) em representação das paróquias do Arciprestado de Barcelos (que levarão as bandeiras Marianas das referidas paróquias)

10h30 – Eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida (transmitida nas redes sociais da Confraria: https://www.facebook.com/nsfranqueira/)

12h00 – Abertura do recinto do Santuário aos devotos de Nossa Senhora da Franqueira (acessos condicionados quanto ao número de pessoas)

“Apelamos ao permanente respeito pelas orientações da DGS e equipas de acolhimento das respetivas paróquias, mantendo o distanciamento social e o uso de máscara (obrigatório), evitando também o aglomerado de pessoas”, refere a Confraria.

Imagem: CNSRMF.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Vendas automáticas

As vendas automáticas encontram-se regulamentadas pelo Decreto-Lei nº 24/2014, de 14 de
Ir Para Cima