A Associação Intensify World

Novembro 6, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Economia, Opinião

Caro leitor,

Este será o novo espaço da Associação Intensify World no jornal online Barcelos na Hora, com o objetivo de divulgar o nosso trabalho e os nossos projetos em prol da nossa comunidade. Nem sempre serei eu o autor dos conteúdos publicados mensalmente. Contudo, o leitor ficará sempre a conhecer o/a autor/a de cada conteúdo e/ou artigo.



Sobre a Associação Intensify World

A nossa organização foi fundada a 19 de fevereiro de 2019. Três jovens engenheiros tiveram a ideia de criar uma associação baseada em 5 pilares: Educação, Solidariedade, Meio Ambiente, Cooperação e Tecnologia. Os principais objetivos da organização estão organizados, tal como a própria associação, nestas 5 áreas de ação:

Educação: Os objetivos são alertar os jovens para os perigos dos dias de hoje com o uso da internet e direcionar a atenção destes jovens para a capacidade crítica dos conteúdos que visualizam. Por outro lado, ainda neste ponto, pretende-se educar a juventude e sensibilizar para temáticas dos dias de hoje como a igualdade de género, o racismo, a violência (física e verbal), entre outras temáticas. Através de workshops, realizados por diversas áreas geográficas, são transmitidos conhecimentos e mensagens ao nosso público.

Solidariedade: Neste ponto, o nosso objetivo é incutir na comunidade um espírito de partilha e reutilização de bens. Ajudar a população neste processo de reaproveitamento de materiais, quer para reciclar, quer para doar a outras pessoas que precisam deles. Num sistema de economia circular, a Loja Social da Associação é o maior projeto nesta temática.

Meio ambiente: Fazer reciclagem de material altamente poluente. Recolher material e lixo de zonas como florestas, praias, campos e semelhantes. Ter um papel ativo na preservação da Natureza, limpando estes espaços. Sensibilizar a comunidade local para comportamentos de risco, quer poluentes, quer de impacto ambiental, como os incêndios, apostando, assim, em campanhas de sensibilização como forma de prevenir e minimizar os danos logo num ponto inicial. Reaproveitar equipamentos eletrónicos para utilizar os materiais em projetos como a participação no campeonato nacional de robótica.

Cooperação: Incutir na juventude o princípio de cooperação, com a partilha de conhecimentos. Promover atividades de partilha de conhecimentos e cooperação entre pessoas de áreas de conhecimento distintas. Promover atividades de grupos com características distintas para contribuir para a igualdade e capacidade dos jovens de cooperar com terceiros.

Tecnologia: Participar, todos os anos, no campeonato nacional de robótica. Ensinar os jovens a construir objetos com equipamentos eletrónicos velhos, avariados ou danificados. Assim, com uma componente ecológica consegue-se, também, incentivar o espírito de grupo e uma competição saudável entre jovens.

Por: Luís Dias* – Presidente da Direção da Associação Tecnológica e Recreativa – Intensify World.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*