A história de Gabriel Ruiz Castillo, voluntário na SOPRO

Setembro 29, 2021 Ação Social, Atualidade, Concelho

Gabriel Ruiz Castillo, 26 anos, de Espanha, integra o projeto de voluntariado Better Together, durante 12 meses na SOPRO. Deixa aqui a história da sua experiência para os nossos leitores.

“Quando cheguei a Portugal só sabia que tinha de mudar muitas coisas na minha vida, estava à procura de novas experiências e achei uma boa ideia de realizar um projeto de voluntariado Europeu durante um ano. No início parecia uma mudança um pouco drástica porque ia estar longe da minha família e dos meus amigos durante muito tempo, mas ao final mostrou ser uma das melhores decisões que tomei. Em Barcelos, encontrei uma segunda casa, um espaço onde pude crescer como pessoa, onde ri e chorei de felicidade. Aqui fiz muitos amigos que vão ficar para a vida toda, são pessoas maravilhosas que nunca vou esquecer e que sempre vão ter um lugar especial no meu coração. Eles são sem dúvida o meu maior presente. Não posso descrever as saudades que já sinto deles.

Durante o meu projeto de voluntariado, dei-me conta de que aqui estava a aprender todos os dias alguma coisa, sobre mim, sobre outras culturas ou sobre o mundo atual. Até quando fiquei em casa e não pude sair à rua, por causa das restrições da covid 19, mesmo assim, aprendi algo.

Isto foi assim, porque partilhei o meu dia a dia com outros voluntários procedentes de países muito diversos como: Turquia, República da Macedónia, Polónia, Bósnia Herzegóvina, Grécia, Itália, Hungria, França, Jordânia, Bulgária e muitos mais, que com o tempo tornaram-se verdadeiros amigos. Também não poderei esquecer nunca as minhas duas amigas espanholas (também voluntárias), que foram a lembrança do meu país. Sobre Portugal só tenho coisas boas a dizer, como espanhol foi um prazer conhecer e descobrir a terra dos nuestros hermanos. Portugal é um país muito bonito, seguro e com uma cultura incrível que me acolheu muito bem, cheio de pessoas amigas e com boas intenções.

Espero que a minha experiência seja uma inspiração para outros jovens que estão também a procura de uma nova aventura. Temos de aproveitar as oportunidades que a União Europeia nos dá. Realizar um projeto de voluntariado Europeu pode mudar a tua vida, e assim mesmo aconteceu comigo.”

Por: Gabriel Ruiz Castillo

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima