A palavra de ordem foi…golos!

Dezembro 21, 2017 Atualidade, Concelho, Desporto, Opinião
Luís Gonçalves

Olá, amigos leitores!

Eis-nos na quadra natalícia mas nem por isso deixo de marcar presença no “terreno de jogo” do nosso futebol popular barcelense para, depois, vos contar o que se passou!



Assim, no passado fim de semana, o líder Leões da Serra (27 pontos) continuou com a sua caminhada de triunfos, deslocando-se a Cossourado (17º, 10 pontos) e triunfando por 0-1; o suficiente para alcançar os almejados 3 pontos e a manutenção na liderança do campeonato da 1ª divisão concelhia. Apesar de não ser o ataque mais concretizador, é a defesa menos batida, apenas com 7 golos encaixados!

O 2º classificado (25 pontos), Leocadenses, teve uma vitória tranquila (3-1) perante o último classificado (com 2 pontos) Pedra Furada. Esta vitória vem confirmar o bom momento da equipa que é vice-líder do campeonato, a par do Carvalhal.

E por falar em Carvalhal (2º ex-aequo com Leocadenses), esta equipa continua invicta em casa, recebendo – naquele que, para mim, foi o jogo da jornada – o Macieira (4º, com 23 pontos) e vencendo por 4-2! Foi um jogo de seis golos, para deleite da assistência!

O Remelhe (5º, 22 pontos) tem mantido um bom trajeto, indo nesta última jornada a casa do sempre difícil Negreiros (10º, 13 pontos) empatar, trazendo de lá 1 ponto e um empate a nulo.

Noutro jogo defrontaram-se duas equipas que têm estado em lados opostos das minhas expectativas. O Pereira (6º, 21 pontos), campeão em título, tem estado um pouco abaixo…já o Silva (8º, 17 pontos) tem estado acima, surpreendendo-me (julgo que igualmente a muito boa gente) com o trajeto que tem tido nestas últimas semanas. O empate a 1 foi o resultado final.

Em Carapeços mora o ataque mais concretizador, com 32 golos marcados nas balizas adversárias! Esta semana receberam e golearam o Palme (13º, 12 pontos) por uns contundentes 5-0!

Quem também goleou, mas por 5-1, foi o recém-promovido Fragoso (14º, 12 pontos), que levou de vencida o Baluganense (11º, 13 pontos).

Num duelo entre recém-promovidos, Feitos (15º, 12 pontos) e Perelhal (9º, 14 pontos) empataram a 1 bola. Já o Oliveira (12º, 12 pontos) recebeu e derrotou o Campo (16º, 11 pontos) por 2-1.

Para a próxima jornada, que se disputa este sábado, destaco os jogos Leões da Serra-Negreiros, Remelhe-Carvalhal, Oliveira-Carapeços, Macieira-Fragoso e Pedra Furada-Pereira.



Por falar em goleadas, há uma que, certamente, deixará muitos de vós como eu fiquei: boquiaberto! Sem qualquer tipo de desprimor para quem goleou e quem foi goleado, claro! Mas julgo que ninguém perspetivava, sinceramente, uma vitória tão forte do Ceramistas (8º, 15 pontos) ou uma derrota tão pesada do Aborim (4º, 23 pontos), conforme a perspetiva! Os homens de Galegos São Martinho continuam a confirmar um bom campeonato. Os de Aborim devem ter tido um dia “menos bom”! Acontece a todos!

Quem continua firme na liderança é o Sequeade (28 pontos), que visitou e levou de vencida o Lama (14º, 10 pontos), por 1-3.

A realizar um grande campeonato está, igualmente, o Lijó (2º, 27 pontos), que recebeu e venceu o Águias de São Mamede (9º, 14 pontos), por 3-0.

Na condição de visitante, o Fonte Coberta (3º, 24 pontos) foi a casa do Águas Santas (11º, 12 pontos) vencer por conclusivos 0-4!

O 5º classificado, Juventude São Martinho, descansou nesta jornada. Enquanto isso, o Chorente (6º, 20 pontos) recebeu e venceu os vizinhos do Juventude, os Estrelas de São Pedro (16º, 8 pontos), por 3-1.

Para fechar o top-10 da classificação fica-me a faltar o Paradela (7º, 17 pontos) que foi vencer fora o Creixomil (13º, 10 pontos), por uns seguros 0-3! Já o Cristelo (10º, 13 pontos) registou a mesma marca (3-0) mas em casa, frente ao Carvalhas (15º, 9 pontos)!

Para a próxima jornada destaco os jogos Fonte Coberta-Sequeade, Paradela-Lijó, Aborim-Chorente e Águias São Mamede-Cristelo, porque envolvem – e de que maneira! – equipas que se encontram no top-10 da classificação.

E assim foi mais uma jornada de bom futebol e resultados surpreendentes, onde “golos” foi a palavra de ordem! 29 marcados na 1ª e 30 na 2ª! Com uma curiosidade: na 2ª divisão não houve empates! Todos os jogos tiveram um vencedor!

Será que dia 23, sábado, os jogadores vão querer, mais uma vez, colocar muitos golos no nosso sapatinho?! A ver vamos…esperando, como aficionado, que sim! Para a semana volto para vos contar o que se passou e, igualmente, para vos falar um pouco da Taça Cidade de Barcelos, cujos jogos dos oitavos de final se realizam no dia 30 deste mês. Ou seja, ainda este ano…implicando a paragem dos campeonatos.

Despeço-me com votos de um Feliz Natal para todos vós, vossas famílias e demais amigos…e, como já é tradição, com…uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!

Por: Luís Gonçalves.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima