
O Banco de Portugal emitiu um alerta sobre uma entidade não habilitada a conceder, intermediar ou a efetuar consultoria de crédito.
Segundo o regulador, trata-se de uma entidade que atua com designação comercial “Empréstimo de Portugal” e “Empréstimo Urgente” e particularmente através da rede social Facebook:
Alerta, ainda, que esta entidade não está habilitada a exercer, em Portugal, qualquer atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal, nomeadamente, a concessão de crédito, a intermediação de crédito e a prestação de serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito.
Numa situação de enorme vulnerabilidade e confinamento face à Pandemia do COVID-19, muitas famílias em situação económica difícil e com quebra no rendimento disponível, face às necessidades de encontrar soluções rápidas para o seu orçamento, caem muitas vezes em situações de oferta de crédito fácil, veiculadas através das redes sociais.

Será importante não cair em fraudes financeiras, nem em logros e ponderar bem antes de tomar qualquer decisão de crédito, não se deixando cair em tentações e ofertas nem sempre fiáveis e que prometem resposta rápida ou aprovação imediata. E o primeiro passo a dar será confirmar se a entidade está autorizada.
Poderá fazê-lo através da consulta da lista de entidades autorizadas a conceder crédito, a atuar como intermediários de crédito ou a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito, disponibilizada pelo Banco de Portugal.
O Gabinete de Proteção Financeira da DECO poderá ainda ajudá-lo na orientação económica e/ou apoio ao sobre-endividamento que necessitar.

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos, através de Videochamada (Skype), telefonicamente, para os nºs 213 710 238 / 22 339 19 61 ou por e-mail: gas@deco.pt ou gas.norte@deco.pt. *
(* A redação do artigo é única e exclusivamente da responsabilidade da DECO)