Alimentação saudável e prática de desporto

Julho 1, 2021 Atualidade, Concelho, Saúde
Ana Dias & Madalena Dias

Ana Dias e Madalena Dias, naturais de Barcelos, mestres em Tecnologia e Ciência Alimentar pelas Universidades de Braga (UM) e Porto (FCUP), colaboram com a associação Intensify World com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem o mundo da alimentação saudável. Criaram um projeto próprio designado “Twofit Lifestyle” onde criam receitas saudáveis de acordo com estilo de vida que adotaram.

Atualmente, em Portugal, os hábitos alimentares inadequados são um dos principais fatores de risco para a saúde, contribuindo para a perda de qualidade de vida, para o desenvolvimento de doenças e problemas de saúde. Daí a importância de implementar uma alimentação saudável na dieta e no quotidiano das pessoas.

A alimentação saudável, segundo o Programa Nacional para a promoção da Alimentação saudável e a Ordem dos Nutricionistas, “assenta nos princípios de que esta deva ser completa, variada e equilibrada” de modo a proporcionar energia necessária, bem como proporcionar o bem-estar físico às pessoas ao longo do dia.

Ter uma alimentação saudável, cumprindo com os três pilares, não significa comer muito ou pouco, mas sim ter uma ingestão de alimentos que nos proporcionam todas as vitaminas e nutrientes essenciais e necessários para o nosso corpo e para a prática das atividades realizadas no nosso dia a dia.

A introdução desta alimentação, no nosso quotidiano, passa pela inclusão de alguns hábitos como comer de 3 em 3 horas, ingerir no mínimo 1,5 a 2 litros de água por dia, evitar ao máximo fritos e alimentos muito processados (incluindo o fast-food), evitar produtos com elevado teor de gordura, sal e açúcares, sendo recomendada a ingestão de alimentos cozidos e grelhados. É aconselhável o consumo diário de legumes e frutas, ter um equilíbrio no consumo de carne e peixe ao longo da semana tentando optar por carnes brancas e peixes magros.

A aplicação de uma Alimentação Saudável no quotidiano apresenta vários benefícios, como fornecer energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, e a prática de atividade física ajudam na manutenção dum bom estado de saúde tanto físico como mental, reduzindo o risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, obesidade, cancro, entre outros, e contribuem também para ter um sistema imunológico mais forte.

De facto, pouco importa ter uma alimentação saudável e equilibrada se as pessoas no quotidiano ficarem agarradas ao sedentarismo e não se movimentarem, por isso a prática desportiva é o fator principal para ter um estilo de vida saudável. Isso aliado aos hábitos alimentares, estilo de vida saudável, acaba por contribuir para um melhor funcionamento do corpo e a melhorar a performance desportiva das pessoas. Tanto em homens como mulheres de qualquer idade e estatura físico, o exercício físico traz um conjunto de benefícios quer a nível físico, social e psicológico.

No ponto de vista físico:
• Ajuda a diminuir o risco obesidade e a controlar o peso;
• Reduz o risco de doenças cardíacas;
• Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão e a osteoporose.

No ponto de vista psicológico:
• Maior autoestima;
• Melhora as condições do sono;
• Previne e ajuda a combater a depressão, ansiedade;
• Evita ou alivia o aparecimento de sintomas de burnout e stress;

E no ponto de vista social:
• Ajuda a criar laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo.
• Dados promovidos pela Direção Geral da Saúde

A prática de uma alimentação saudável, aliada à prática de desporto regular, contribui e muito para a prevenção de doenças, melhora a vida e quotidiano das pessoas, o estado de humor e espírito, bem como contribui para uma melhor saúde.

Por: Ana Dias & Madalena Dias

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade das autoras)

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima