Amanhã à noite, “Cristo nas ruas de Barcelos”

Abril 8, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

É tradição antiga a visita das famílias às igrejas da cidade de Barcelos na noite de quinta-feira santa. As igrejas revestem-se das mais belas flores e símbolos religiosos alusivos à Eucaristia e Semana Santa. Há ainda a partilha das amêndoas e são sobretudo as crianças que mais apreciam este sair à rua com os pais.



Desde há anos, a Paróquia de Santa Maria Maior deu um sentido mais comunitário a estas visitas, passando, ao som de cânticos eucarísticos, com as confrarias e crianças da Primeira Comunhão, por todas as igrejas, onde havia uma breve oração e uma palavra sobre a história do templo.

Em tempo de pandemia, destaca-se a consciência de que cada família é “igreja doméstica”. Em cada lar se redescobriu o “templo” que cada pessoa e cada família são. É que “onde dois ou três estão reunidos em meu nome Eu estarei no meio deles”, disse Jesus.

Assim, também este ano vai acontecer a visita às igrejas. Só que as famílias não vão sair de casa. É o próprio Jesus que as vai visitar.

Em quinta-feira santa, dia solene da instituição da Eucaristia, um carro dos bombeiros, festivamente preparado, vai levar uma bênção especial a casa dos barcelenses, fortalecendo a esperança e o desejo de uma libertação rápida deste mal, que nos obriga a permanecer em casa.

Das 22h00 às 24h00, o Santíssimo Sacramento será adorado a partir das casas dos barcelenses que, nessa noite, com as velas acesas, farão da cidade uma cidade-luz porque “iluminados pelo Pão do Céu”.

Fonte: Paróquia de Barcelos.

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Sussurrar

Quantas vezes, Não vemos sentido Nas palavras que o coração Nos sussurra
Ir Para Cima