No próximo dia 17 de junho, pelas 21h00, no auditório da sua sede, em Barcelinhos, os Amigos da Montanha apresentam o filme “Messner”. A entrada é gratuita mas requer pré-inscrição por causa do número limitado de lugares.
Durante o ano de 2017, os Amigos da Montanha projetam, no auditório da sua sede, em Barcelinhos, três filmes alusivos à temática do montanhismo. A participação é gratuita mas requer uma pré-inscrição, uma vez que as vagas são limitadas à capacidade do auditório.
“Messner” é um documentário que mostra os maiores feitos daquele que é considerado o maior alpinista de todos os tempos.
Foi o primeiro, juntamente com Peter Habeler, a escalar o Everest sem utilizar oxigénio suplementar, em 1978, e o primeiro a alcançar, dois anos depois, o “teto do mundo” em solitário, sempre sem oxigénio suplementar, naquele que é considerado o maior feito do montanhismo de todos os tempos.
Em 1978 foi, também, a primeira pessoa que atingiu um “oito mil” em solitário, o Nanga Parbat. Na mesma montanha, realizou, em 1970, juntamente com seu irmão Günther, a segunda travessia em absoluto de um “oito mil”, parcialmente em estilo alpino, subindo pelo lado Rupal, a parede vertical mais alta do mundo, a qual, com os seus 4500 metros, nunca tinha sido escalada, descendo depois pelo lado Diamir. Foi um feito impressionante, no qual os irmãos Messner foram obrigados a bivacar vários dias sem comida e abrigo, onde, no final da descida, Günther morreu, provavelmente por causa de uma avalanche.
Reinhold Messner foi o primeiro a conseguir escalar as 14 montanhas com mais de 8000 metros, sem oxigénio suplementar, exalando sempre por novas vias e sempre a desafiar condições e situações de extrema dificuldade técnica. Foi também o segundo a escalar os sete cumes mais altos dos sete continentes.
Fonte e imagem: Agenda Cultural da CMB.