A época de 2018 trouxe várias conquistas do lugar mais alto do pódio para a modalidade de Orientação dos Amigos da Montanha (AM), quer nos Campeonatos Nacionais, quer na Taça de Portugal.
A aposta na formação, nos treinos físicos e técnicos tem sido um caminho com frutos para a equipa que assim continuará a desenvolver o seu trabalho.
Nos Campeonatos Nacionais 2018, nas várias distâncias, de realçar, na vertente Orientação Pedestre, o atleta Rodrigo Lima e, na vertente Orientação em BTT, o atleta José João Henriques, pelos excelentes resultados obtidos.
Rodrigo Lima, no escalão H14, foi campeão nacional nas distâncias sprint e média, e vice-campeão nacional na distância longa.
No campeonato nacional de estafetas, a equipa juvenil dos AM, formada por Bruno Lopes, Fábio Baptista e Rodrigo Lima, alcançou o terceiro lugar do pódio.
Ainda no campeonato nacional de sprint, Anabela Freitas, em D40, Mariana São Bento, em D14, e Jorge Silva, em H55, foram vice-campeões nacionais.
No campeonato nacional de distância longa, Mariana São Bento, em D14, e Mafalda Lima, em D16, foram vice-campeãs nacionais. Anabela Freitas, em D40, alcançou o terceiro lugar do pódio.
Nos escalões de formação, até 12 anos de idade, Afonso Cunha, Duarte Reis, Simão Carvalho, Inês Laranjeiro e Clara Barbosa obtiveram excelentes resultados.
Na vertente OriBTT, José João Henriques sagrou-se campeão nacional nas distâncias sprint e média, sendo vice-campeão na distância média.
Ainda em Ori BTT, Anabela Freitas foi vice-campeã nas distâncias média e sprint.
Taça de Portugal 2018
No ranking da Taça de Portugal, na vertente pedestre, por equipas, os Amigos da Montanha classificaram-se em 10º lugar entre 42 equipas. Em OriBTT conquistaram o 14º lugar entre 27 equipas.
Também em OriBTT, José João Henriques (H40) venceu o ranking de forma destacada, com 994 pontos nos possíveis 1000. Anabela Freitas ficou em segundo lugar no escalão D40.
De salientar, igualmente, Duarte Reis, no escalão de formação, que começa a dar as primeiras pedaladas com obtenção de bons resultados.
Em orientação pedestre, nos escalões de formação, Afonso Cunha, Duarte Reis, Simão Carvalho, Inês Laranjeiro e Clara Barbosa tiveram, igualmente, excelentes resultados.
Ainda nestes rankings, Rodrigo Lima venceu o escalão H14 com grande facilidade e Jorge Silva, em H55, ficou no terceiro lugar.
Para além destes resultados individuais e coletivos, deve ser realçado todo o grupo de orientação.
Em 2018, a equipa participou em 26 etapas de orientação pedestre, com um total de 26 atletas, e em 18 etapas de OriBTT, envolvendo 4 atletas. No total, as equipas envolveram 28 atletas, uma vez que dois atletas fazem ambas as vertentes.
O destaque coletivo vai para os 15 atletas dos escalões de formação, com idades entre os 10 e os 16 anos. Para além dos atletas já citados, que obtiveram lugares nos pódios, de referir ainda Artur Cunha, Fábio Morais, José Vieira Maia e Manuel Monteiro.
De facto, esta é uma aposta ganha “com o sentimento de que estamos a ajudar a formar pessoas mais responsáveis, com maior desenvoltura física e mental através da prática desportiva” refere Jorge Silva, vice-presidente dos Amigos da Montanha para a Orientação. “Com estes resultados só podemos estar orgulhosos da nossa formação e de todos os atletas que em todas as provas que participam dão o seu melhor, desejando para 2019 ainda melhores resultados”, salienta o responsável da equipa.
Fotos: AM/DR.