Os Amigos da Montanha (AM) realizaram, no passado dia 27 de junho, uma ação de limpeza na Ponte Medieval, Areal de Barcelinhos e zona envolvente.
O grupo de voluntários, pertencentes aos órgãos sociais e sócios praticantes de montanha, efetuou a habitual intervenção anual de limpeza deste local, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos.

No areal, foram retiradas ervas infestantes e cortado o silvado que cobria os caminhos de acesso. Os Amigos da Montanha contaram com a colaboração das empresas Campos & Lopes e Martins & Filhos nesta intervenção.

Na ponte Medieval, a intervenção foi concretizada pelos montanhistas credenciados dos Amigos da Montanha que realizaram a limpeza recorrendo a técnicas de rapel e ascensão em corda.

Há mais de duas décadas que, anualmente, os Amigos da Montanha realizam a limpeza do areal do rio Cávado, em Barcelinhos. O ano de 1998 foi o ano zero para o que viria a ser o caminho de recuperação de um local desde sempre privilegiado e memorável para os barcelinenses que recordam os bons tempos passados no areal e na inesquecível piscina fluvial do Desportivo de Barcelinhos. Desde 1988, e devido à poluição das águas do Cávado, a praia deixou de ser feita e o espaço deixou de ser utilizado, potenciando o abandono e o aparecimento de muitas infestantes e de resíduos vegetais. Do antigo areal quase nada restava, tornando-se este espaço, naquela década, um sítio desagradável e nada convidativo.

O grupo dos AM, um grupo de montanha não oficial que viria a dar origem à Associação Amigos da Montanha, em 1999, tinha, já nessa altura, uma forte componente comunitária da qual surgiu a feliz ideia de limpar o areal, com a ajuda da população de Barcelinhos.

Depois da limpeza, e para assegurar a revitalização e a dinâmica de outrora do espaço, surgem os primeiros Jogos do Rio, em 1999. Desde essa data, os Amigos da Montanha dinamizam esta atividade no Areal de Barcelinhos, trazendo a este excelente espaço o desporto, a animação e uma forte componente ambiental, tornando-o um local propício ao lazer durante os meses de verão com o lema Ambiente, Desporto e Lazer que acompanhou as vinte e uma edições do evento já realizadas.

Este ano, por força da pandemia do COVID-19, não será possível realizar os Jogos do Rio. No entanto, os Órgãos Sociais dos Amigos da Montanha efetuaram a habitual intervenção de limpeza da ponte, do areal e dos caminhos envolventes, para que este espaço continue agradável e limpo para usufruto de todos os barcelenses e da população em geral.

Comunicado dos órgãos sociais dos AM sobre período pandémico do COVID-19 (na íntegra)
«Comunicado
Vivemos nos últimos meses uma situação de exceção com a pandemia da COVID-19.
Os Amigos da Montanha tiveram, incontornavelmente, de alterar o plano de atividades e a gestão associativa. Acima de tudo, tem sido o momento de zelar pela nossa comunidade e iniciar novas formas de atuação que nos permitam retomar o dinamismo da associação.
Para isso, tem sido fundamental o apoio dos patrocinadores, permitindo-nos continuar a agir com solidez e a encetar esforços para prosseguir na missão de responsabilidade desportiva, ambiental e social, num tempo em que estas áreas assumirão cada vez mais relevância na sociedade. Temos de agradecer a forma única como os nossos patrocinadores oficiais e apoios – Quinta & Santos Score, Ledechem, Givec, Becri, Campos & Lopes, Crédito Agrícola Caixa do Noroeste, McDonald´s Barcelos, Águas de Barcelos, BMcar, E.Leclerc Barcelos, Segurtec, Martins & Filhos, Valérius, Auxiliares de Memória, White, Onda, Benjamim Araújo – continuaram a incentivar-nos.
Agradecemos, também, a todos os restantes parceiros, aos sócios efetivos e participantes nas nossas atividades, à Câmara Municipal de Barcelos e a todos os barcelenses, o apoio para que continuemos nesta missão.
Embora a gestão administrativa da Associação tenha sido obrigada a sofrer uma paragem total, os elementos dos Órgãos Sociais tomaram a iniciativa de desenvolver o seu trabalho voluntário em confinamento com dedicação e empenho, num esforço individual para manter a proximidade junto dos seus associados, atletas e comunidade em geral, nomeadamente através dos recursos digitais que aproximaram as pessoas durante este período.
Do mesmo modo, e com o mesmo espírito altruísta, as equipas de formação continuaram a ser guiadas pelos diretores responsáveis, potenciando o treino em casa e mantendo o acompanhamento.
Infelizmente, vimo-nos obrigados a fechar a sala de treino e o albergue de peregrinos e a adiar ou cancelar atividades. Com muita tristeza, não será possível realizar, este ano, eventos como a BMcar Meia Maratona de Barcelos, o Olá Primavera, a Quinta & Santos Galo Night Run, os Jogos do Rio e a Givec Maratona BTT 5 Cumes. Retomaremos, assim que possível, as atividades que reúnem menor número de pessoas. Apesar da não realização dos Jogos do Rio, efetuámos a limpeza da Ponte Medieval e do Areal de Barcelinhos para que este espaço continue agradável e limpo para usufruto de todos os barcelenses.
Esta é uma época de grandes dificuldades, mas estamos certos que a condição estável dos Amigos da Montanha e a confiança que nos continua a ser transmitida, permitirão retomar a vida associativa de uma forma sustentável. Aos associados, pedimos que continuem a estar próximos da associação e a ajudar a ultrapassar este momento difícil.
As quotas de associado serão uma ajuda de enorme importância para mantermos a sustentabilidade e o futuro da associação, pelo que apelamos aos sócios efetivos para que também colaborem connosco neste momento, regularizando a sua quota.
E porque em qualquer desafio há sempre motivos para acreditarmos, partilhamos uma notícia recente que muito nos orgulha: a certificação dos Amigos da Montanha com a Bandeira da Ética, pelo Programa Nacional da Ética Desportiva.
Conscientes da missão que abraçamos quando assumimos a gestão dos Amigos da Montanha, tudo faremos para continuar a dinamizar o desporto para todos, a formação através do desporto, a educação ambiental e a intervenção social premente na comunidade, cumprindo o nosso papel de Instituição de Utilidade Pública.
Os Órgãos Sociais dos Amigos da Montanha
Barcelinhos, 29 de junho de 2020»

Fonte e fotos: AM.
[Ndr: notícia atualizada a 10.07.2020, pelas 11h35]