Amigos da Montanha limpam Areal de Barcelinhos

Julho 9, 2020 Atualidade, Concelho, Desporto

Os Amigos da Montanha (AM) realizaram, no passado dia 27 de junho, uma ação de limpeza na Ponte Medieval, Areal de Barcelinhos e zona envolvente.



O grupo de voluntários, pertencentes aos órgãos sociais e sócios praticantes de montanha, efetuou a habitual intervenção anual de limpeza deste local, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos.

No areal, foram retiradas ervas infestantes e cortado o silvado que cobria os caminhos de acesso. Os Amigos da Montanha contaram com a colaboração das empresas Campos & Lopes e Martins & Filhos nesta intervenção.

Na ponte Medieval, a intervenção foi concretizada pelos montanhistas credenciados dos Amigos da Montanha que realizaram a limpeza recorrendo a técnicas de rapel e ascensão em corda.

Há mais de duas décadas que, anualmente, os Amigos da Montanha realizam a limpeza do areal do rio Cávado, em Barcelinhos. O ano de 1998 foi o ano zero para o que viria a ser o caminho de recuperação de um local desde sempre privilegiado e memorável para os barcelinenses que recordam os bons tempos passados no areal e na inesquecível piscina fluvial do Desportivo de Barcelinhos. Desde 1988, e devido à poluição das águas do Cávado, a praia deixou de ser feita e o espaço deixou de ser utilizado, potenciando o abandono e o aparecimento de muitas infestantes e de resíduos vegetais. Do antigo areal quase nada restava, tornando-se este espaço, naquela década, um sítio desagradável e nada convidativo.    

O grupo dos AM, um grupo de montanha não oficial que viria a dar origem à Associação Amigos da Montanha, em 1999, tinha, já nessa altura, uma forte componente comunitária da qual surgiu a feliz ideia de limpar o areal, com a ajuda da população de Barcelinhos.

Depois da limpeza, e para assegurar a revitalização e a dinâmica de outrora do espaço, surgem os primeiros Jogos do Rio, em 1999. Desde essa data, os Amigos da Montanha dinamizam esta atividade no Areal de Barcelinhos, trazendo a este excelente espaço o desporto, a animação e uma forte componente ambiental, tornando-o um local propício ao lazer durante os meses de verão com o lema Ambiente, Desporto e Lazer que acompanhou as vinte e uma edições do evento já realizadas.

Este ano, por força da pandemia do COVID-19, não será possível realizar os Jogos do Rio. No entanto, os Órgãos Sociais dos Amigos da Montanha efetuaram a habitual intervenção de limpeza da ponte, do areal e dos caminhos envolventes, para que este espaço continue agradável e limpo para usufruto de todos os barcelenses e da população em geral.

Comunicado dos órgãos sociais dos AM sobre período pandémico do COVID-19 (na íntegra)

«Comunicado

Vivemos nos últimos meses uma situação de exceção com a pandemia da COVID-19.

Os Amigos da Montanha tiveram, incontornavelmente, de alterar o plano de atividades e a gestão associativa. Acima de tudo, tem sido o momento de zelar pela nossa comunidade e iniciar novas formas de atuação que nos permitam retomar o dinamismo da associação.

Para isso, tem sido fundamental o apoio dos patrocinadores, permitindo-nos continuar a agir com solidez e a encetar esforços para prosseguir na missão de responsabilidade desportiva, ambiental e social, num tempo em que estas áreas assumirão cada vez mais relevância na sociedade. Temos de agradecer a forma única como os nossos patrocinadores oficiais e apoios – Quinta & Santos Score, Ledechem, Givec, Becri, Campos & Lopes, Crédito Agrícola Caixa do Noroeste, McDonald´s Barcelos, Águas de Barcelos, BMcar, E.Leclerc Barcelos, Segurtec, Martins & Filhos, Valérius, Auxiliares de Memória, White, Onda, Benjamim Araújo – continuaram a incentivar-nos.

Agradecemos, também, a todos os restantes parceiros, aos sócios efetivos e participantes nas nossas atividades, à Câmara Municipal de Barcelos e a todos os barcelenses, o apoio para que continuemos nesta missão.

Embora a gestão administrativa da Associação tenha sido obrigada a sofrer uma paragem total, os elementos dos Órgãos Sociais tomaram a iniciativa de desenvolver o seu trabalho voluntário em confinamento com dedicação e empenho, num esforço individual para manter a proximidade junto dos seus associados, atletas e comunidade em geral, nomeadamente através dos recursos digitais que aproximaram as pessoas durante este período.

Do mesmo modo, e com o mesmo espírito altruísta, as equipas de formação continuaram a ser guiadas pelos diretores responsáveis, potenciando o treino em casa e mantendo o acompanhamento.

Infelizmente, vimo-nos obrigados a fechar a sala de treino e o albergue de peregrinos e a adiar ou cancelar atividades. Com muita tristeza, não será possível realizar, este ano, eventos como a BMcar Meia Maratona de Barcelos, o Olá Primavera, a Quinta & Santos Galo Night Run, os Jogos do Rio e a Givec Maratona BTT 5 Cumes. Retomaremos, assim que possível, as atividades que reúnem menor número de pessoas. Apesar da não realização dos Jogos do Rio, efetuámos a limpeza da Ponte Medieval e do Areal de Barcelinhos para que este espaço continue agradável e limpo para usufruto de todos os barcelenses.

Esta é uma época de grandes dificuldades, mas estamos certos que a condição estável dos Amigos da Montanha e a confiança que nos continua a ser transmitida, permitirão retomar a vida associativa de uma forma sustentável. Aos associados, pedimos que continuem a estar próximos da associação e a ajudar a ultrapassar este momento difícil.

As quotas de associado serão uma ajuda de enorme importância para mantermos a sustentabilidade e o futuro da associação, pelo que apelamos aos sócios efetivos para que também colaborem connosco neste momento, regularizando a sua quota.

E porque em qualquer desafio há sempre motivos para acreditarmos, partilhamos uma notícia recente que muito nos orgulha: a certificação dos Amigos da Montanha com a Bandeira da Ética, pelo Programa Nacional da Ética Desportiva.

Conscientes da missão que abraçamos quando assumimos a gestão dos Amigos da Montanha, tudo faremos para continuar a dinamizar o desporto para todos, a formação através do desporto, a educação ambiental e a intervenção social premente na comunidade, cumprindo o nosso papel de Instituição de Utilidade Pública.

Os Órgãos Sociais dos Amigos da Montanha

Barcelinhos, 29 de junho de 2020»

Fonte e fotos: AM.

[Ndr: notícia atualizada a 10.07.2020, pelas 11h35]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima