Os Amigos da Montanha realizaram no último sábado, 03 de junho, a quinta etapa do Circuito de Navegação por GPS (NGPS) que decorreu em Valença.
Depois de terem concluído um dos percursos, de 52 ou 72 km, a opinião foi unânime entre as cerca de três centenas de participantes: trilhos fantásticos e, no final, o reforço alimentar, onde a bola de Berlim completou, na perfeição, esta etapa. A ajudar, estiveram as boas condições atmosféricas, aliadas às belas paisagens, neste tipo de passeio que privilegia o lazer, o convívio e as características particulares dos locais que recebem os participantes. E foi isso mesmo que todos salientaram, até porque, para muitos, ainda houve tempo para se deliciarem com a gastronomia da região.
O percurso foi desenhado pelos Amigos da Montanha para propiciar, ao máximo momentos, de lazer, ficando de lado a competição. Esta etapa, intitulada Rota de São Teotónio, partiu do centro de Valença, bastião militar da defesa da independência de Portugal e, hoje, um espaço “aberto ao Mundo” e símbolo das relações entre Portugal e Espanha. O percurso privilegiou a aventura, a emoção, o contacto com a natureza e com as gentes locais e até São Pedro ajudou com um belo dia para a prática desta modalidade.
Numa nota, enviada à comunicação social, os Amigos da Montanha aproveitaram o ensejo para agradecer à Câmara Municipal de Valença, “que ajudou a que o evento tivesse ainda mais brilho”.
Por fim, deixaram um agradecimento “especial” para todos os que marcaram presença. Foi a sua “participação que permitiu entregar aos Bombeiros Voluntários de Valença a quantia de 300.00€, resultante de 1€ por inscrito, para ajudar num trabalho que nos ajuda a todos nós”, concluíram os Amigos da Montanha.
Fonte e imagens: AM.