Amigos da Montanha regressam com a 16.ª edição da Maratona BTT 5 Cumes

Setembro 30, 2021 Atualidade, Concelho, Desporto

Os Amigos da Montanha regressam no próximo domingo à realização dos grandes eventos desportivos em Barcelos, com a 16.ª edição da Maratona BTT 5 Cumes, uma atividade que conta com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos.
A pandemia Covid-19 trouxe, ainda assim, alterações. Este ano a prova fica limitada a mil paticipantes – habitualmente para o percurso cerca de 2500 betetistas – fazendo com que as inscrições tenham encerrado em quatro dias. Também nos dois percursos que compõem a prova há novidades, com as partidas dos 5 e 3 Cumes a fazerem-se separadamente. Quem vai cumprir os 70 km da Maratona 5 Cumes parte às 9h. Os participantes da Meia Maratona 3 Cumes iniciam o percurso de 45 km às 9h30.

Serão vinte as freguesias que a Givec Maratona BTT 5 Cumes vai percorrer no concelho de Barcelos no próximo domingo. Em relação aos Cumes, os participantes da meia maratona vão até ao Monte do Facho (1.º cume), seguem para Panque e passam o terceiro cume em Tamel S. Fins. Depois de cumprirem este percurso, os participantes da Maratona têm o quarto cume em Carapeços e o quinto em S. Gonçalo.

Sensibilização ambiental presente através de realidade virtual

No centro de Barcelos, a Givec Maratona BTT 5 Cumes, que tem assumido ao longos dos anos, várias alterações no que toca à proteção do meio ambiente – desde as fitas de marcação reutilizáveis ao não fornecimento de garrafas de plástico nos abastecimentos – terá uma ação de caráter ambiental através de uma exposição sobre a neutralidade carbónica.
Os Amigos da Montanha ambicionam atingir a neutralidade carbónica nos seus eventos, onde conseguem compensar as suas emissões com o contributo dos participantes. Na exposição, aberta a toda a comunidade, será possível perceber a importância dos sumidouros naturais de dióxido de carbono e, com recurso aos óculos de realidade virtual, visitar alguns dos mais emblemáticos, como o fundo oceânico, florestas e rios. No final da experiência, os participantes são convidados a contribuírem para a neutralidade carbónica da prova, semeando uma bolota de Carvalho alvarinho (Quercus robur).

Fonte:AM

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima